Madri (Espanha) - O confronto entre Itália e Estados Unidos pela Copa Davis já envolvia dois países com poucas chances de classificação. Iniciada na quarta-feira à noite em Madri, a disputa avançou pela madrugada e só terminou às 4h04 da manhã de quinta-feira (horário local, 0h04 de Brasília) com o estádio vazio e as duas equipes eliminadas da competição.
Copa Davis reconhece problemas e muda horários
"A Davis merece um formato melhor e mais respeito pelos jogadores, que precisam das melhores condições para jogar. Você não pode terminar de jogar às quatro da manhã. Eles devem fazer mudanças na organização dos horários", afirmou o capitão italiano Corrado Barazzutti em entrevista ao Ubitennis.
Como o Canadá havia vencido as duas equipes na segunda e na terça-feira, o primeiro lugar do Grupo F já estava definido. Dessa forma, restava aos dois países tentar vencer a série por 3 a 0 e torcer para ficar entre um dos dois melhores segundos colocados. No entanto, os Estados Unidos acabaram vencendo a série por 2 a 1, insuficiente para a classificação.
Incredible!!!
— Davis Cup by Rakuten Madrid Finals (@DavisCupFinals) November 21, 2019
Jack Sock and Sam Querrey defeat Simone Bolelli and Fabio Fognini in what is the second latest finish in tennis history ⏰
The USA win the tie 🇺🇸#DavisCupMadridFinals #byRakuten pic.twitter.com/lcG72mwfgl
Marcado para o Estádio 2, o confronto já havia começado mais tarde do que o previsto. Isso porque a série entre Argentina e Alemanha teve três jogos longos, apesar da vitória por 3 a 0 para equipe germânica. Destaque para um jogo de duplas com três tiebreaks entre Kevin Krawietz e Andreas Mies contra Leonardo Mayer e Maximo Gonzalez. A partida de 3h18 registrou até mesmo o tiebreak mais longo da história da Davis, com 20-18 a favor dos alemães no terceiro set.
A disputa entre italianos e norte-americanos começou com vitória de Fabio Fognini sobre Reilly Opelka em três sets, com parciais de 6/4, 6/7 (4-7) e 6/3. Na sequência, Taylor Fritz empatou o confronto superando Matteo Berrettini por 5/7, 7/6 (7-5) e 6/2. Com esse resultado, a partida de duplas já teria efeito meramente estatístico, já que nenhum dos países teria chance de classificação.
Já passava de 1h30 da manhã pelo horário local quando Jack Sock e Sam Querrey entraram em quadra para enfrentar Simone Bolelli e Fabio Fognini. A dupla dos Estados Unidos conseguiu uma vitória de virada por 6/7 (4-7), 7/6 (7-2) e 6/4. Foi o segundo dia seguido que uma rodada da Davis terminou muito tarde. Na terça-feira, o duelo entre Espanha e Rússia também teve uma partida de duplas disputada na madrugada, porém com boa presença do público. A organização do evento decidiu antecipar em meia-hora o início das rodadas desta sexta-feira.