Nordhorn (Alemanha) - Chegou ao fim nesta quinta-feira a carreira profissional de Anna-Lena Groenefeld. A alemã de 34 anos chegou a ser número 14 do mundo em simples ainda na temporada de 2006, mas teve maior destaque no circuito de duplas e ocupava atualmente o 11º lugar no ranking entre as especialistas da modalidade.
Groenefeld tem apenas um título de WTA em simples, conquistado em Acapulco ainda em 2006 e havia disputado outras três finais no ano anterior. Como duplista, foram 19 títulos e 26 vice-campeonatos. Em 2019, venceu o Premier de Charleston ao lado de Alicja Rosolska e disputou as finais de Doha, Roma, Birmingham, Toronto e Cincinnati junto da belga Demi Schuurs. Até por isso, disputou o WTA Finals em Shenzhen e foi semifinalista.
A jogadora alemã tem dois títulos de Grand Slam nas duplas mistas. O primeiro foi conquistado na grama de Wimbledon em 2009, ao lado de Mark Knowles. Já em 2014, foi campeã no saibro de Roland Garros junto do holandês Jean-Julien Rojer. Ela também foi finalista nas duplas mistas em Paris na temporada de 2017, jogando com o colombiano Robert Farah.
Thank you!❤️ pic.twitter.com/MPhF954jQG
— Anna-Lena Groenefeld (@Annagroenefeld) December 5, 2019
"Esta menininha tinha sonhos. E nos últimos 18 anos, ela pôde realizar um deles!", escreveu Groenefeld em seu perfil no Twitter, ao publicar uma foto jogando tênis na infância. "Agora é hora de realizar o sonho de ter uma família!"
"Eu gostaria de agradecer e todos que estiveram ao meu lado durante todos esses anos, com altos e baixos. Minha família, meus amigos e todos que acompanharam a minha carreira e torceram por mim. Muito obrigada!", complementou a experiente jogadora alemã.