Nova York (EUA) - Campeã do Australian Open no início deste ano, Sofia Kenin deu mais um passo em busca de seu segundo título de Grand Slam e já está nas oitavas de final do US Open. Segunda cabeça de chave em Nova York e número 4 do mundo, a jovem norte-americana de 21 anos superou um bom teste contra a tunisiana Ons Jabeur com parciais de 7/6 (7-4) e 6/3 em 1h39 de partida.
Kenin chega às oitavas de final do US Open pela primeira vez em seis participações. A anfitriã agora enfrenta a belga Elise Mertens, 18ª do ranking, que derrotou a jovem norte-americana de 18 anos e 124ª do ranking Catherine McNally por 7/5 e 6/1. Os dois duelos entre Kenin e Mertens foram vencidos pela norte-americana.
No duelo com Jabeur, Kenin encarou um teste de paciência. Afinal, a tunisiana de 26 anos e 31ª do ranking se notabiliza por muitas variações de altura e peso de bola, utilizando os slices e curtinhas com frequência. A solução encontrada pela norte-americana foi permanecer muito sólida do fundo de quadra e esperar por suas oportunidades, que vieram nos momentos mais importantes. Jabeur disparou dez aces e liderou a estatística de winners por 35 a 14, mas terminou o jogo com 32 erros contra 23 da anfitriã.
A tunisiana foi a primeira a quebrar na partida, chegando a liderar por 4/2, mas cedeu o empate na sequência. Kenin teve novas chances de quebra na reta final do set, mas só definiu a parcial no tiebreak, contando com sete erros da rival. No segundo set, a norte-americana conseguiu quebrar mais duas vezes seguidas. Jabeur chegou a devolver uma das quebras e até salvou um match point no saque, mas não evitou a derrota.
Keys sente lesão e adia o sonho do 1º Slam
Always a pleasure to have you, @Madison_Keys.
— US Open Tennis (@usopen) September 6, 2020
Get better soon! pic.twitter.com/m0OrcSorDm
Vice-campeã do US Open em 2017 e semifinalista no ano seguinte, Madison Keys abandonou a disputa do Grand Slam nova-iorquino ainda na terceira rodada. A norte-americana de 25 anos e número 14 do mundo sentiu uma lesão no ombro esquerdo na partida contra Alizé Cornet e chegou a receber atendimento médico no intervalo entros sets, mas preferiu desistir da disputa quando perdia por 7/6 (7-4) e 3/2.
Aos 30 anos, Cornet disputa o seu 14º US Open e o 57º Grand Slam da carreira profissional. A experiente jogadora francesa nunca chegou às quartas de final de um torneio deste tamanho. Sua próxima adversária é a búlgara Tsvetana Pironkova, que ficou três anos afastada do circuito para se dedicar à família e à maternidade e voltou às quadras justamente neste torneio e venceu três jogos.