Nova York (EUA) - Duas semanas depois de ter sido eliminada ainda nas oitavas de final do Premier de Cincinnati, Serena Williams conseguiu a revanche contra a grega Maria Sakkari. As duas voltaram a se encontrar nesta segunda-feira pelo US Open, novamente nas oitavas de final. Mais uma vez, foi um jogo longo, mas a número 8 do mundo conseguiu uma difícil vitória por 6/3, 6/7 (6-8) e 6/3 em 2h27 de partida.
Dona de 23 Grand Slam, seis deles em Nova York, Serena chega às quartas de final do US Open e mantém o sonho do 24º título desse porte. Se ela conseguir, iguala a marca da australiana Margaret Court entre as maiores vencedoras de Grand Slam em todos os tempos.
Let it all out @serenawilliams!
She defeats Sakkari in a 3-set battle and is through to the QF 👊#USOpen. pic.twitter.com/TXFTxMXL34— US Open Tennis (@usopen) September 7, 2020
A norte-americana de 38 anos já é a recordista de títulos de Slam na Era Profissional do tênis e também é recordista de vitórias na história do torneio com 105 no total. Ela fica à frente de Chris Evert, que tem 101 triunfos. Além disso, Serena chegou nesta segunda-feira à marca de cem vitórias no Arthur Ashe Stadium.
Serena agora enfrenta a vencedora da partida entre a francesa Alizé Cornet e a búlgara Tsvetana Pironkova. Caso enfrente Pironkova, a quem derrotou nos quatro embates anteriores, seria um duelo entre duas mães do circuito. A norte-americana teve a filha Alexis Olympia em setembro de 2017, enquanto a búlgara é mãe do pequeno Alexander, nascido em março de 2018. Já contra Cornet, Serena tem um histórico equilibrado, com quatro vitórias e três derrotas.
Serena keeping it 💯 on Ashe. pic.twitter.com/TNbEuyzjQn
— US Open Tennis (@usopen) September 7, 2020
Jogo disputado sob forte calor
Com a partida sendo disputada na abertura da rodada desta segunda-feira, ainda mais em um dia de muito sol e calor, o piso fica mais rápido, o que pode favorecer alguém com muita potência no saque ou nos golpes, como é o caso de Serena. Outra característica que chamou atenção, especialmente no primeiro set, foi o fato de um lado da quadra estar no sol e outro na sombra, o que poderia atrapalhar a visibilidade das sacadoras.
Sacando no lado do sol, Serena escapou de um 0-40 ainda no primeiro set. Até aquele momento, Sakkari tinha 5 a 1 na contagem de winners. No game seguinte, após a virada de lado, a norte-americana conseguiu a única quebra de serviço da parcial para fazer 4/2. Depois disso, a ex-número 1 não teria mais o serviço ameaçado até o fim da parcial. Serena terminou o set com 7 a 6 em winners, e com 10 erros contra 11 de sua adversária.
O segundo set foi inteiramente sem quebras, com cinco aces para Serena e quatro para Sakkari. A grega chegou a encarar alguns games longos no serviço, mas sem enfrentar break points. Serena acabou enfrentando oportunidades de quebra já na reta final do set, quando perdia por 6/5, mas encaixou dois ótimos saques abertos para salvar os set points.
O tiebreak começou melhor para Sakkari, que abriu 4-0. Serena conseguiu buscar o empate, salvando mais dois set points, um deles com um excelente winner de devolução na paralela. Mas a dois pontos da vitória, a norte-americana acabou cometendo dois erros seguidos, que custaram a perda do set. Sakkari fez 17 a 14 nos winners e cometeu 16 erros contra 20 de Serena.
Sakkari teve quebra acima no terceiro
Com Arthur Ashe Stadium completamente vazio, já era possível escutar a respiração ofegante antes de sacar. A veterana de 38 anos teve o serviço quebrado logo no game de abertura do set decisivo, mas conseguiu buscar o empate por 2/2. Mesmo com muita dificuldade, a norte-americana foi confirmando seus games de serviço, muitas vezes graças aos aces. A recompensa veio no oitavo game da parcial. Com devoluções agressivas, ela voltou a quebrar para fazer 5/3. Sacando para o jogo, a ex-número 1 encarou um game complicado, mas conseguiu fechar o jogo.
Sakkari liderou a contagem de aces por 13 a 12 e também a de winners por 35 a 30. A grega, entretanto, cometeu 43 erros contra 38 de Serena. A norte-americana criou oito break points e conseguiu três quebras e só perdeu um game de serviço em seis chances da rival.