Nova York (EUA) - De volta ao circuito depois de três anos, Tsvetana Pironkova faz mais uma grande campanha em Grand Slam. A búlgara de 32 anos e atualmente sem ranking marcou sua quarta vitória seguida na competição depois de superar a francesa Alizé Cornet por 6/4, 6/7 (5-7) e 6/3. Ela agora terá uma difícil missão contra Serena Williams, no encontro entre duas jogadoras que já são mães.
Pironkova já foi semifinalista de Wimbledon em 2010 e também havia chegado às quartas na grama londrina em 2011 e no saibro de Roland Garros em 2016. O melhor ranking de sua carreira foi o 31º lugar, alcançado há quase dez anos.
+ Circuito profissional tem 12 jogadoras que já são mães
+ De volta após 3 anos, Pironkova elimina Muguruza
+ Dois anos após ser mãe, Pironkova planeja retorno
O último torneio que Pironkova disputou foi Wimbledon, em 2017. Depois disso, ela fez uma pausa em sua carreira profissional. Seu filho, Alexander, nasceu em março de 2018. No início da temporada, anunciou que pretendia voltar ao circuito. Serena, por sua vez, está com 38 anos e sua filha, Alexis Olympia, nasceu em setembro de 2017. A veterana norte-americana escalou praticamente todo o ranking e aparece atualmente na oitavas posição.
Let's hear it for the moms 💪🙌
— US Open Tennis (@usopen) September 7, 2020
Victoria Azarenka, Tsvetana Pironkova, and Serena Williams are representing all the mothers out there in Week 2 of the singles draw.@vika7 | @serenawilliams | @TPironkova | #USOpen pic.twitter.com/aXYngORBpL
Além disso, Pironkova não vencia quatro jogos seguidos no mesmo torneio desde a campanha para seu único título de WTA, no ano de 2014 em Sydney. Na ocasião, a búlgara passou por um duríssimo qualificatório com três rodadas e ainda venceu mais cinco jogos na chave principal, incluindo as top 10 Sara Errani, Petra Kvitova e Angelique Kerber.
Em sua carreira profissional, Pironkova tem 12 vitórias contra top 10. Neste US Open ela já bateu Garbiñe Muguruza. Mas a jogadora de 32 anos ainda não venceu Serena no circuito. Os quatro duelos anteriores terminaram com vitórias da norte-americana.
Além de Serena e Pironkova, outra jogadora que já é mãe e segue no US Open é Victoria Azarenka. A bielorrussa de 31 anos e 27ª do ranking enfrenta a tcheca Karolina Muchova ainda nesta segunda-feira.
Por sua vez, Cornet amarga uma série muito incômoda em Grand Slam. A francesa de 30 anos disputou o 57º Grand Slam da carreira, sendo o 54º seguido, e segue sem nunca ter chegado às quartas de final em competições desse porte.