Adelaide (Austrália) - Em sua partida de estreia no WTA 500 de Adelaide 1, Aryna Sabalenka foi bastante exigida, mas conseguiu superar seu primeiro compromisso na temporada e já está nas quartas de final da competição. A número 5 do mundo venceu um duelo de dois tiebreaks contra Liudmila Samsonova, 20ª do ranking, por 7/6 (10-8) e 7/6 (7-3) em 2h15 de partida.
O jogo teve três quebras para cada lado, sendo que Sabalenka criou 7 break-points e enfrentou 10. Ela disparou 11 aces na partida contra 8 da rival. Na primeira parcial, a bielorrussa salvou set-points, já que Samsonova chegou a liderar o placar por 5/1 e sacou duas vezes para fechar. Já no segundo set, Sabalenka aproveitou sua primeira chance de definir a disputa.
"Ela é uma jogadora incrível com um excelente saque, então foi uma partida difícil e estou super feliz com esta vitória", disse Sabalenka, na entrevista em quadra. "Quando você está perdendo por 5/1, é como se não houvesse mais nada a perder e você apenas tenta suas jogadas sem pensar. Acho que isso me ajudou muito a ficar no jogo e continuar lutando".
A adversária de Sabalenka nas quartas de final será a tcheca Marketa Vondrousova, que venceu a estoniana Kaia Kanepi por 6/0 e 6/4. A bielorrussa lidera o histórico de confrontos por 3 a 2. Vondrousova, de 23 anos e ex-top 20, ficou seis meses sem jogar no ano passado por conta de lesão e cirurgia no punho. Por isso, aparece atualmente apenas no 92º lugar do ranking. “Estou muito feliz por voltar a jogar. Passei por um momento muito difícil, e ficou bastante animada por já estar neste nível".
Kostyuk derruba Rybakina nas oitavas, Kudermetova tira Andreescu
Duas campeãs de Grand Slam foram eliminadas nas oitavas. A cazaque Elena Rybakina, que conquistou Wimbledon no ano passado, perdeu para a ucraniana Marta Kostyuk por 6/7 (5-7), 6/2 e 6/3. Kostyuk pode enfrentar a tunisiana Ons Jabeur, número 2 do mundo, ou a romena Sorana Cirstea.
Já a russa Veronika Kudermetova marcou 6/4 e 6/0 contra a canadense Bianca Andreescu, vencedora do US Open de 2019. Kudermetova é a cabeça 4 em Adelaide e número 9 do mundo, e pode enfrentar a letã Jelena Ostapenko ou a romena Irina Begu.