Paris (França) - A participação de Luisa Stefani na chave de duplas femininas de Roland Garros chegou ao fim neste domingo, nas oitavas de final do Grand Slam. Stefani e a norte-americana Hayley Carter perderam para as japonesas Shuko Ayoama e Ena Shibahara, cabeças de chave número 7 do torneio, por 6/4 e 7/5. O resultado de domingo foi uma revanche para as japonesas, que haviam perdido para Stefani e Carter no US Open.
A campanha até as oitavas rende 240 pontos na WTA para Stefani. Brasileira mais bem colocada no ranking das especialistas em duplas, a paulistana de 23 anos já está com o melhor ranking da carreira no 32º lugar. A eliminação nas oitavas impediu que ela pudesse disputar uma vaga no top 30 do ranking. Carter, de 25 anos, é a 31ª colocada.
Stefani e Carter começaram o jogo pressionando o saque das adversárias e foram as primeiras a quebrar, chegando a liderar por 3/2, mas cederam o empate de imediato. A dupla japonesa conseguiu uma nova quebra no último game do set. Na parcial seguinte, a brasileira e a norte-americana estiveram duas vezes com quebra acima, com 2/1 e 4/3, mas não sustentaram a vantagem. O jogo foi interrompido por chuva quando o set estava empatado por 5/5. Na volta, as japonesas conseguiram outra quebra e venceram.
Dupla venceu seis jogos de Slam em 2020
Este ano, Stefani e Carter disputaram três Grand Slam, com destaque para as quartas de final do US Open. A campanha foi a melhor de uma brasileira desde 1982, quando Patricia Medrado e Cláudia Monteiro chegaram às quartas em Wimbledon. Vale destacar que o Slam norte-americano teve uma chave menor este ano. Com isso, foram necessárias apenas duas vitórias para chegar às quartas.
A parceria vinha de ótimos resultados no saibro, como a semifinal do Premier de Roma e a final do WTA de Estrasburgo. Este ano, elas também conquistaram o WTA de Lexington, no piso duro. Stefani e Carter têm ainda mais um título na elite do circuito, conquistado em Tashkent na última temporada.
Como o circuito da WTA tem apenas mais um torneio com data marcada, o Premier de Ostrava a partir de 19 de outubro, Stefani tenta melhorar seu ranking de simples. Ela ocupa o 724º lugar do ranking e vai jogar o ITF W15 de Funchal, em Portugal, a partir de 12 de outubro. Individualmente, a melhor marca de sua carreira foi a 431ª posição.