Miami (EUA) - Não poderia começar pior uma semana para os brasileiros no ranking da ATP. A primeira lista de novembro viu os tenistas do país não conseguirem subir uma única colocação. Todos os representantes nacionais ou mantiveram suas posições ou perderam terreno nesta segunda-feira.
O cearense Thiago Monteiro, melhor do país na ATP, foi um dos que amargaram quedas, perdendo duas colocações e descendo ao 80º posto. Atrás dele, o paranaense Thiago Wild manteve a 112º posição. Por sua vez João Menezes e Guilherme Clezar perderam um lugar cada: o mineiro é agora o 199º do mundo e o gaúcho o 265º.
Quinto melhor do Brasil, o paulista Thomaz Bellucci se manteve no 296º posto, assim como os conterrâneos Rogério Silva (439º) e Bruno Santanna (443º).
Entre os que caíram no ranking estão os paulistas Felipe Meligeni, que perdeu uma posição e foi para a 303ª, e Pedro Sakamoto, que caiu duas e agora é o 305º do mundo, e os gaúchos Orlando Luz e Osca Jose Gutiterrez, ambos perdendo um lugar cada. Orlandinho é o 311º melhor do mundo e Gutierrez o 397º.
Os demais brasileiros abaixo do top 500 também tiveram a mesma sorte, ou se mantiveram nas mesmas colocações da última lista, ou viram suas marcas piorarem. Contudo, nenhum deles perdeu mais do que duas posições.