Cary (EUA) - O duelo entre dois brasileiros pela primeira rodada do challenger de Cary, nos Estados Unidos, precisou ser abreviado. O cearense Thiago Monteiro liderava a disputa contra o gaúcho Guilherme Clezar por 7/6 (7-5) e 3/2, quando rival precisou abandonar o jogo após 1h26 de disputa. Clezar chegou a pedir atendimento no início do 2º set, por um aparente desconforto na parte superior da perna direita ou do quadril.
Número 1 do país e 84º do mundo, Monteiro é também o principal cabeça de chave do torneio. Seu próximo adversário virá da partida entre o dinamarquês Mikael Torpegaard e o convidado local William Blumberg. A vitória na primeira rodada também rende sete pontos na ATP ao cearense de 26 anos. Mas como seu 18º e último resultado válido para o ranking é de 25 pontos, ele só começa a somar e lutar por posições a partir da semi.
Monteiro teve um início melhor na partida. Ele foi o primeiro a quebrar, chegando a liderar o set inicial por 3/1 e criou mais dois break points que poderiam aumentar sua vantagem. O cearense não aproveitou a chance e ainda cedeu o empate no sexto game. Na reta final do set, com o placar empatado por 5/5, o canhoto de Fortaleza chegou a ter mais duas oportunidades de quebra, mas Clezar manteve o saque.
Em um tiebreak equilibrado, Monteiro também começou à frente e fez 3-1, mas Clezar virou para 4-3, vencendo dois pontos seguidos no saque do cearense. No entanto, o gaúcho cometeu três erros não-forçados com o backhand na paralela durante o game-desempate e isso custou caro. Quando já perdia o segundo set por 2/1, ainda sem quebras, Clezar precisou de atendimento em quadra. O gaúcho de 27 anos e 268º do ranking ainda disputaria mais dois games antes de abandonar.
Bellucci também estreia nesta terça
Ainda nesta terça-feira, Thomaz Bellucci fará seu jogo de estreia na chave principal. Vindo de duas vitórias no quali, o experiente paulista de 32 anos e atual 297º do ranking enfrenta o egípcio Mohamed Safwat, cabeça 5 do torneio e número 156 do mundo. O confronto entre eles é inédito no circuito.