Córdoba (Argentina) - Depois de vencer seu segundo jogo pelo ATP 250 de Córdoba e garantir seu lugar nas quartas de final, Thiago Monteiro aprovou o desempenho na partida contra o espanhol Roberto Carballes Baena. O número 1 do Brasil e 74º do ranking classificou sua atuação como consistente, apesar das difíceis condições de jogo nesta quinta-feira.
"Hoje foi um jogo bom. As condições estavam difíceis, com muito vento, mas me mantive forte, consistente e jogando de maneira agressiva", disse Monteiro após a vitória por 6/3 e 6/4 sobre Carballes Baena. "Agora é descansar, recuperar bem e continuar nessa consistência para seguir avançando no torneio".
Duelo com Cerundolo por vaga na semi
O início de temporada tem sido bastante positivo para Monteiro, que já acumula oito vitórias na elite do circuito e uma semifinal no ATP 250 de Melbourne, além de ter vencido um jogo no Australian Open. Ele busca a terceira semifinal de ATP na carreira e a segunda no ano. Seu próximo adversário será o argentino Juan Manuel Cerundolo, jogador de apenas 19 anos e vindo do quali. A partida será às 14h30 (de Brasília) desta sexta-feira.
Cerundolo, que é apenas o 335º do ranking, já havia vencido dois brasileiros nesta semana, passando pelo mineiro João Menezes no quali e pelo paranaense Thiago Wild na estreia da chave principal. Já nesta quinta-feira, o jovem argentino surpreendeu o sérvio Miomir Kecmanovic, cabeça 3 do torneio e número 41 do mundo, e venceu por 6/7 (3-7), 7/5 e 6/2.
🔥 @juanmacerundolo 🇦🇷 eliminó 6-7, 7-5 y 6-2 a Kecmanovic 🇷🇸, tercer favorito, y se metió en cuartos de final del @CordobaOpen.
— Córdoba Open (@CordobaOpen) February 25, 2021
📌 El jugador de 19 años logró la mejor victoria de su vida y tiene récord de 2-0 tanto en partidos ATP como contra rivales del top 50. pic.twitter.com/ZZTZLKmR8c
Monteiro destaca amadurecimento e foca no top 50
O cearense de 26 anos também concedeu uma entrevista à equipe de comunicação do torneio em que falou sobre seu bom início de temporada no circuito e suas metas a curto prazo. Ele destaca o trabalho do técnico argentino Fabian Blengino e também a preparação psicológica para os jogos. "Acho que nos últimos anos eu tive um amadurecimento muito grande, pessoal e esportivamente".
"Estou feliz com o ano que começou agora, com os resultados, com o trabalho que estou fazendo com o meu treinador que é daqui da Argentina também. Estou aproveitando as chances e confiante para o futuro", avaliou Monteiro.
Ver essa foto no Instagram
"Sempre guardei as coisas para mim mesmo, mas comecei a fazer um trabalho psicológico, com meu psicólogo. Foi muito tranquilo e relaxante para mim. E isso me ajuda esportivamente, porque os resultados já não me deixam mais tão tenso. Entrar muito tenso em quadra era um problema".
"Meu objetivo principal é buscar o top 50 até o fim da temporada. Comecei o ano bem, o que me traz confiança. Venci um jogo de Grand Slam e voltei a fazer uma semifinal de ATP. Nunca havia jogado tanto na quadra dura, mas agora me sinto muito mais confortável em todos os pisos".