Charleston (EUA) - Apenas dois dias depois de ter conquistado seu primeiro título em Bogotá, a colombiana Maria Camila Osorio estreou no WTA 250 de Charleston e deu continuidade à sua ótima fase. Logo de cara, a jovem de 19 anos e agora 135ª do ranking surpreendeu a polonesa Magda Linette, cabeça 2 do torneio e número 51 do mundo, com parciais de 6/3, 4/6 e 7/5 em 2h16 de partida.
Esta foi a sexta vitória seguida de Osorio no circuito. Além da viagem e do pouco tempo de descanso, a jovem colombiana teve que se adaptar às diferentes condições. Os torneios em Charleston utilizam quadras de har-tru (saibro verde), que costumam ser mais rápidas que as habituais quadras de terra batida. Em contrapartida, Bogotá está a uma altitude de 2.600m, que fazia a bola correr muito mais, enquanto a cidade norte-americana tem elevação de apenas 6m.
A próxima adversária de Maria Camila Osorio no torneio é a norte-americana Christina McHale, 91ª do ranking, que venceu a italiana Sara Errani, ex-top 5 e atual 112ª colocada, por 7/6 (7-3) e 6/3. O confronto entre elas é inédito no circuito. McHale, de 28 anos, já foi 24 do mundo em 2012 e tem apenas um título de WTA na carreira, conquistado em Tóquio, no ano de 2016.
Another statement win from @CamiOsorioTenis! 🇨🇴
— wta (@WTA) April 13, 2021
The Colombian teenager knocks out No.2 seed Linette to reach the second round in Charleston.#MUSCHealthWomensOpen pic.twitter.com/Tt0wO2hhnk
Quem venceu com tranquilidade foi a tunisiana Ons Jabeur, principal cabeça de chave e ainda em busca do primeiro título de WTA. A tunisiana de 26 anos e 27ª do ranking marcou 6/4 e 6/1 contra a suíça Stefanie Voegele. Sua próxima adversária é a norte-americana vinda do quali Alycia Parks, apenas 313ª colocada, que derrotou a compatriota Grace Min por 6/1 e 6/4.
Já a montenegrina Danka Kovinic, 65ª do mundo e finalista de um WTA 500 também disputado em Charleston na semana passada, manteve o embalo e venceu a búlgara Viktoriya Tomova por duplo 6/3. Kovinic é a próxima adversária da norte-americana Lauren Davis, sétima cabeça de chave na semana.
🇹🇳 @Ons_Jabeur isn't slowing down!
— wta (@WTA) April 13, 2021
The No.1 seed is through to Round 2, where she will face American qualifier Parks.#MUSCHealthWomensOpen pic.twitter.com/1cWvyMQill