Belgrado (Sérvia) - Um dos destaques deste começo de temporada na WTA, a espanhola Paula Badosa coroou o bom momento neste sábado com sua primeira conquista no circuito. Ela superou a rodada dupla do WTA 250 de Belgrado, passou primeiro pela búlgara Viktoriya Tomova na semi e mais tarde se aproveitou do abandono da quali croata Ana Konjuh na final.
Cabeça de chave 4, Badosa garantiu a taça no saibro sérvio depois de apenas 43 minutos de disputa na final, quando viu Konjuh desistir do jogo com uma lesão no lado direito do quadril quando a espanhola já vencia com o placar de 6/2 e 2/0. Mais cedo, a espanhola havia dominado Tomova, marcando parciais de 6/1 e 6/2.
Apesar do final infeliz, ainda foi uma semana excelente para a ex-número 20 do mundo Konjuh, que lutou com contusões, encarou cirurgias no cotovelo e saiu do top 1.000 em 2019. A croata fez sua primeira semifinal de simples WTA desde s'Hertogenbosch, em junho de 2017, e não fazia uma final desde janeiro de 2017 em Auckland.
Down the line ☄️@paulabadosa | #SerbiaLadiesOpen pic.twitter.com/3vqDJjhRxR
— wta (@WTA) May 22, 2021
Badosa não irá comemorar apenas uma conquista inédita na WTA, mas também seu melhor ranking. Com o título em Belgrado, ela sairá da atual 42ª colocação, a melhor da carreira até então, para o 34º lugar. Ela ainda levará para casa uma premiação de US$ 29.200, enquanto a vice-campeã Konjuh irá receber US$ 16.398 e irá recuperar 44 posições, indo para o 144º posto.
O desempenho da espanhola de 23 anos no saibro em 2021 vem sendo muito bom, fazendo semi em Charleston e Madri e agora faturando o título em Belgrado. Além disso, ela tem também na temporada uma semifinal no piso duro de Lyon. No ano passado, Badosa bateu três top 100 e foi até as oitavas em Roland Garros.
A final cut short but what a week for both players 😊@paulabadosa claims her first WTA title after Konjuh retires due to injury.
— wta (@WTA) May 22, 2021
Final score: 6-2, 2-0.#SerbiaLadiesOpen pic.twitter.com/lrqQjn8nSF