Paris (França) - A croata Ana Konjuh voltará a disputar uma chave principal de Grand Slam depois de três anos. Ela conseguiu furar o quali de Roland Garros nesta sexta-feira, depois de vencer a eslovaca Rebecca Sramkova por 7/6 (7-1) e 6/4. Nas fases iniciais, ela derrotou a norte-americana Robin Anderson e a húngara Timea Babos. Sua próxima adversária será a bielorrussa Aryna Sabalenka, número 4 do mundo e campeã em Madri há três semanas.
Konjuh já chegou às quartas de final do US Open em 2016 e não disputa uma chave principal de Grand Slam desde 2018, em Wimbledon. A croata de 23 anos foi um prodígio como juvenil e foi top 20 na WTA com apenas 19 anos. Depois de ter passado por quatro cirurgias no cotovelo e até de zerar no ranking, ela está em franca recuperação ao longo da temporada. No início do ano, aparecia apenas na 476ª posição, mas já ultrapassou mais de 300 concorrentes, ocupando atualmente o 144º lugar.
Xiyu Wang fura quali, Cocciaretto é lucky-loser
Outra jovem jogadora a furar o quali em Paris foi a chinesa Xiyu Wang, canhota de 20 anos e 145ª do ranking. Ela venceu a italiana Elisabetta Cocciaretto, também de 20 anos, por 6/3, 6/7 (8-10) e 6/3. Wang estreia contra a norte-americana Danielle Collins, enquanto Cocciaretto herdou uma vaga de lucky-loser e enfrentará a romena Ana Bogdan. A italiana já disputou duas edições do Australian Open, a chinesa jogou o US Open uma vez.
A norte-americana de 19 anos Hailey Baptiste, 202ª do ranking, também furou o quali e terá uma participação inédita em Roland Garros. Ela venceu a austríaca Julia Grabher por 3/6, 7/5 e 6/3 para garantir vaga na chave principal. Sua próxima adversária será a russa Anna Blinkova.
Também obtiveram vagas nesta sexta-feira a australiana Storm Sanders, a espanhola Lara Arruabarrena, a suíça Stefanie Voegele e a ucraniana Katarina Zavatska.