Paris (França) - A vitória na rodada de estreia de Roland Garros foi bastante especial para Iga Swiatek. Atual campeã do Grand Slam francês, a polonesa completou 20 anos nesta segunda-feira e enfrentou sua melhor amiga no circuito, a eslovena Kaja Juvan. Perguntada por TenisBrasil durante a entrevista coletiva, Swiatek reconhece que não é fácil enfrentar uma amiga, mas sabia que não poderia avaliar o jogo. Tanto fez, que aplicou um 'pneu' em Juvan no primeiro set e venceu por 6/0 e 7/5.
"Nunca é fácil jogar contra a sua melhor amiga. Tenho alguma experiência, porque já joguei contra a Kaja algumas vezes, e também já joguei contra outras amigas no circuito juvenil. Você apenas tenta bloquear essa amizade por duas horas e se concentrar apenas no jogo", disse Swaitek após sua partida de estreia em Paris. "Então, eu estava apenas tentando tratar a Kaja como qualquer outra menina, como qualquer outra adversária, porque no esporte, quando estamos na quadra você não pode pensar em aliviar o jogo. Estou muito feliz por ter conseguido lidar com isso".
A polonesa também sente que está lidando muito bem com a pressão de ser a atual campeã do Grand Slam francês. Ela agora se prepara para enfrentar a sueca Rebecca Peterson na segunda rodada. "Eu nunca estive nessa situação e estou muito feliz por ter conseguido lidar com isso muito bem, apenas jogar uma partida normal, pensar que estou defendendo o título".
"O primeiro set foi muito bom para mim. Eu estava sendo agressiva e não deixei a Kaja encontrar seu ritmo. No segundo, sinto que recuei um pouco e dei a ela algumas chances, que ela aproveitou muito bem", avaliou a número 9 do mundo. "Eu meio que perdi um pouco da minha confiança, mas sabia que se u não tivesse o serviço quebrado, tudo estaria sob controle. Provavelmente algumas bolas importantes foram decisivas para ganhar esse set".
Treino com Nadal em Roland Garros
Just a couple of @rolandgarros champions having a hit 😎
— ATP Tour (@atptour) May 29, 2021
🎥: @TiffanyHenne | @RafaelNadal | @iga_swiatek | #RG2021pic.twitter.com/OAW3NuLimd
Fã declarada de Rafael Nadal, Swiatek teve a chance de treinar com espanhol durante a semana passada em Paris e contou sobre as experiências que teve ao lado do ídolo. "Foi ótimo! Mas não foi uma surpresa. Eu tive que me preparar (sorrindo) e escrever alguns tópicos, para não ter um silêncio constrangedor. Mas Rafa é realmente um cara muito legal. Embora eu seja bem introvertida, foi muito divertido para mim. Obviamente, pude sentir seu forehand, o que foi ótimo, e seu topspin. Essa foi uma experiência totalmente nova para mim. Isso me deu muita energia positiva. Foi realmente uma grande inspiração para mim. É muito bom ver um campeão assim sendo normal e também contando piadas. Isso foi muito bom".