Paris (França) - Grande sensação entre os novatos da temporada, o italiano Lorenzo Musetti obteve neste sábado sua vaga nas oitavas de final de Roland Garros logo no primeiro Grand Slam que disputa na carreira e poderá ser o adversário do número 1 do mundo Novak Djokovic, caso o sérvio confirme favoritismo contra o lituano Ricardas Berankis, em duelo que acontece ainda na manhã deste sábado.
Já número 76 do ranking aos 19 anos, Musetti levou a melhor no duelo italiano contra o experiente Marco Cecchinato, que já foi semifinalista em Paris há três anos, e marcou 3 sets a 2, com parciais de 3/6, 6/4, 6/3, 3/6 e 6/3. Ele não havia perdidos sets nas duas primeiras rodadas, quando passou pelo cabeça 13 David Goffin e tirou o japonês Yoshihito Nishioka.
No duelo entre dois backhans de uma mão, Musetti acertou 72% do primeiro saque, mas venceu 65% desses pontos, um percentual baixo, e com isso chegou a ceder 13 break-points e a levar cinco quebras. Mostrou no entanto ótima variação dos golpes e subiu 52 vezes à rede, vencendo 28 pontos. Apesar do grande domínio no quinto set, o número de winners e erros entre os dois italianos foi próximo: Musetti acertou 50 contra 56 bolas vencedoras e falhou 40 vezes diante de 47.
No começo do sábado, o argentino Diego Schwartzman avançou pela terceira vez nos últimos quatro anos para as oitavas de final de Roland Garros, com vitória muito tranquila em cima do veterano alemão Philipp Kohlschreiber, parciais de 6/4, 6/2 e 6/1, em duelo de apenas 2h02.
Especialista em saibro, Schwartzman demorou para fazer uma boa campanha no torneio, atingindo as quartas em 2018 depois de cinco tentativas. No ano seguinte, parou na segunda rodada, mas na edição mais recente atingiu a semifinal e seu maior resultado em nível Grand Slam. Aos 37 anos, Kohlschreiber volta ao circuito depois de 11 meses de completa inatitividade após a contusão no quadril. Este é apenas seu segundo torneio do ano.
Schwartzman pode ter outro alemão pela frente na segunda-feira se Jan-Lennard Struff passar pelo garoto espanhol Carlos Alcaraz.