Notícias | Dia a dia
Bertens diz que encerra a carreira ainda em 2021
16/06/2021 às 14h35

Bertens conquistou dez títulos na carreira e chegou ao quarto lugar do ranking. Atualmente com 29 anos é a 20ª colcoada.

Foto: Arquivo

Wateringen (Holanda) - Apesar de estar bem colocada no ranking e ainda ter 29 anos de idade, a holandesa Kiki Bertens anunciou nesta quarta-feira que a temporada de 2021 será sua última no circuito. A atual número 20 do mundo vai atuar nas quadras de grama de Eastbourne e Wimbledon, e também nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Depois disso, se estiver bem fisicamente, tentará jogar até o final do ano. Bertens, que já foi número 4 do mundo, passou por cirurgia no tendão de Aquiles no fim do ano passado e só conseguiu vencer um jogo na atual temporada.

"Eu sei do sucesso que tive, mas não sei se isso vai acontecer em breve e não é só por causa da lesão", disse Bertens ao WTA Insider. "A vida me mostrou que há outras coisas. Acho que muitas das jogadoras que tiveram uma carreira mais longa provavelmente se sentiram da mesma forma. Talvez seja mais fácil, quando você é mais jovem, voltar a competir novamente depois de ficar um tempo sem jogar. Para mim, se a Covid-19 não viesse, talvez eu pudesse continuar por mais dois ou três anos, não tenho ideia".

Bertens acredita que o isolamento forçado na fase mais restritiva da pandemia a fez rever suas prioridades na vida pessoal. "Se os 100% que você dá todos os dias não são mais suficientes, e o trabalho não lhe dá mais a satisfação, você tem que se perguntar por que ainda estou fazendo isso? Para mim, então, foi uma decisão clara. É o suficiente para mim".

"Achei que realmente teria uma boa temporada no ano passado, mas aí veio a Covid e tudo mudou. Dei descanso total ao meu corpo, porque senti que precisava, e eu gostei bastante para ser honesta. Com o desconhecido, era difícil sair para treinar todos os dias", explica a holandesa. "Antes eu poderia jogar 30 torneios por ano, semana após semana, jogando simples e duplas e tudo mais. Mas quando você se afasta, e seu corpo tem que se acostumar tudo de novo, fica difícil. Agora eu gosto tanto de ficar casa, então por que eu tenho que viajar, sofrer com lesões e ter que me preparar tanto fisicamente se eu poderia estar em casa e curtindo meu tempo? É apenas a hora de um novo capítulo e estou ansiosa por isso".

Apoio da família e da equipe para a decisão
A vencedora de dez títulos no circuito, incluindo torneios de nível WTA 1000 em Madri (2019) e Cincinnati (2018) disse ter o apoio da equipe e da família para tomar essa decisão. "Conversei sobre isso com Elise [Tamaela, treinadora] e Remko [de Rijke, marido e preparador físico] e depois de Paris tomei a decisão de que não é assim que quero continuar minha carreira, porque não quero terminar numa fase em que tudo é apenas frustrante. Quero terminar de uma maneira agradável e em meus próprios termos. É por isso que decidi que esta será minha última temporada".

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Kiki Bertens (@kikibertens)

"Estou muito feliz por poder terminar assim. Espero poder terminar da maneira certa com alguns bons resultados. Mas estou orgulhosa da carreira que tive. Depois disso, posso comer e beber o que eu quiser, posso ver meus amigos sempre que eu quiser, ver minha família e fazer essas coisas sem ter que me planejar com quatro ou cinco meses de antecedência. Acho que isso é o mais importante para mim agora. Ter uma casa nova, começar uma nova vida, talvez no futuro possamos ter filhos e também talvez um cachorro, ou apenas uma vida familiar normal. É isso que estou querendo para o futuro".

Mas apesar do clima de despedida, Bertens garante comprometimento total nos Jogos Olímpicos de Tóquio, especialmente na dupla ao lado de Demi Schuurs, número 10 do mundo na modalidade. "Ir para as Olimpíadas com a Demi, será muito bom. Para ela, é realmente um sonho jogar nas Olimpíadas. Então, estar ao lado dela, compartilhar a experiência com os amigos próximos, e encerrar sua carreira assim será ótimo. Espero que possamos ter bons resultados juntas".

Comentários