Berlim (Alemanha) - Terminou da melhor maneira possível a incrível semana de Liudmila Samsonova no WTA 500 de Berlim. Vinda do qualificatório, a russa de 22 anos e apenas 106ª do ranking comemorou a sétima vitória seguida nas quadras de grama da capital alemã e venceu seu primeiro título no circuito. Assim como aconteceu ao longo de toda a semana, Samsonova derrubou mais uma favorita. Ela superou neste domingo a suíça Belinda Bencic, número 12 do mundo, por 1/6, 6/1 e 6/3 em 1h37 de partida.
Ao longo da semana em Berlim, Samsonova havia derrotado outras jogadoras de destaque como Ana Konjuh, Madison Keys, Marketa Vondrousova e Victoria Azarenka. Mas antes do torneio ela sequer tinha vitórias na grama em chaves principais de WTA, tendo caído na estreia de Nottingham em 2019 e disputado os qualis de Birmingham e Wimbledon naquele ano. E mesmo nas últimas semanas, atuando no saibro, também não conseguia chegar longe nos torneios.
+ Surpresa russa assombra favoritas no WTA de Berlim
+ Vinda do quali, Samsonova derruba Azarenka na semi
O título em Berlim garantiu 495 pontos no ranking para Samsonova, sendo 25 por ter furado o quali e mais 470 pelas cinco vitórias na chave principal. Isso garante um salto no ranking para a jogadora russa, que deve se firmar no 65º lugar. A vitória sobre Bencic foi sua segunda contra top 20 na semana e a terceira na temporada. Antes da ótima campanha nas quadras de grama, ela havia derrotado a então número 11 do mundo Kiki Bertens em Miami.
A magical week for 🇷🇺 Liudmila Samsonova 🪄
— wta (@WTA) June 20, 2021
Stunning comeback from the qualifier, who becomes the 10th first-time WTA champion this season!#bett1open pic.twitter.com/AOIaYQpFn7
Russa disparou 14 aces na final deste domingo
Assim como fez ao longo de toda a semana, Samsonova apostou na potência de seu saque e de seus golpes, além de exibir um tênis agressivo. A russa disparou 14 aces contra seis de Bencic, e liderou a estatística de winners por 28 a 12. Além disso, terminou a partida com um erro a menos que a suíça, 15 contra 16 de sua adversária.
A final deste domingo começou melhor para Bencic, que dava sinais de que espantaria a zebra. Apesar de os primeiros games serem longos, a suíça prevalecia nos momentos mais importantes e conseguiu duas quebras seguidas para abrir 5/0. A russa até conseguiria evitar o 'pneu', mas não teve um break-point durante a parcial.
Liudmila Samsonova caps off her astounding week in @bett1open to win her 1st WTA title, coming through as a qualifier:
— WTA Insider (@WTA_insider) June 20, 2021
d. Vondrousova, 64 76
d. Kudermetova, 64 63
d. Keys, 64 62
d. Azarenka, 76 26 76
d. Bencic, 16 61 63
The 22yo will make her Top 100 on Monday. pic.twitter.com/7iHK3XqwKs
A partir do segundo set, Samsonova começou a se impor. Ela disparou sete aces durante a parcial, cedeu apenas cinco pontos em seus games de serviço e marcou incríveis 12 a 0 em winners para empatar a partida.
Logo na abertura do terceiro set, a russa quebrou para fazer 2/0 e não vinha dando chances em seu saque. Bencic escapou de uma nova quebra no sétimo game, quando perdia por 4/2, e teve três break-points na sequência, mas a russa sacou muito bem nos momentos de maior pressão. Com 5/3 no placar, atacou nas devoluções e utilizou bolas profundas para conseguir uma nova quebra de serviço e conquistar o título.
Trophy lifts done right 🏆 🙌
— wta (@WTA) June 20, 2021
Hold it high, Liudmila!#bett1open pic.twitter.com/gPKqJIra3Q