Londres (Inglaterra) - Apesar de ser a quarta cabeça de chave em Wimbledon, Sofia Kenin não passou da segunda rodada do Grand Slam londrino. Campeã do Australian Open e vice de Roland Garros no ano passado, a atual número 6 do mundo segue em uma temporada muito difícil no circuito e perdeu nesta quarta-feira um duelo norte-americano para Madison Brengle, 82ª do ranking, por 6/2 e 6/4 em apenas 45 minutos. Além da dura derrota, a jogadora de 22 anos também afirmou que não irá disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio.
"Não vou jogar as Olimpíadas. Foi uma decisão difícil, mas discuti isso com meus agentes. Eu não podia levar ninguém comigo e queria muito estar com alguém", disse Kenin, durante a entrevista coletiva após a partida. A norte-americana está sem treinador desde que encerrou sua relação profissional com o pai, Alexander, durante a temporada de saibro. A partir de então, tem viajado apenas com seus agentes e um preparador físico.
Kenin estava sem jogar desde a eliminação nas oitavas de final de Paris. Ela diz que não pôde atuar em torneios preparatórios na grama, porque sofreu com pequenas lesões, sem entrar em detalhes. A norte-americana vinha de uma boa estreia em Wimbledon, vencendo a chinesa Xinyu Wang, mas não repetiu o desempenho nesta quarta-feira e cometeu 41 erros não-forçados contra Brengle. Sua algoz agora enfrenta a suíça Viktorija Golubic, que derrotou a norte-americana Danielle Collins por 6/2 e 6/0.
"Eu realmente não senti meu jogo. É claro que ela jogou bem, mas eu também não tive uma preparação suficientemente boa na grama. Tive uma pequena lesão antes de Wimbledon e é por isso que precisei desistir de jogar em Eastbourne. Não tive muito tempo para me preparar na grama e é lamentável", explica a jogadora de 22 anos, que tem apenas 11 vitórias na temporada, sendo seis delas entre janeiro e fevereiro.
Apesar da derrota precoce, Kenin ainda vai permanecer nas quadras de grama do All England Club por mais alguns dias. Ela está inscrita na chave de duplas, ao lado da suíça Belinda Bencic. A estreia será contra a ucraniana Marta Kostyuk e a letã Jelena Ostapenko. "Vou apenas me preparar para as duplas e, depois do torneio, vou tirar um tempo e me preparar para a temporada em quadras duras".