Tóquio (Japão) - Depois de muita discussão sobre a presença de público nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a organização do torneio bateu o martelo nesta quinta-feira e anunciou que não haverá fãs nas arquibancadas. A decisão foi tomada muito em função do estado de emergência sob o qual a capital japonesa foi colocada após nova onda de Covid-19.
“Chegamos a um acordo sobre a proibição de espectadores em Tóquio”, disse Tamayo Marukawa, um dos chefes da organização dos Jogos. A decisão foi tomada após conversas entre o governo, os organizadores de Tóquio e representantes olímpicos e paraolímpicos.
Em entrevista coletiva, a presidente do comitê organizador da Tóquio 2020, Seiko Hashimoto, lamentou que os Jogos sejam realizados sem público e pediu desculpas aos que haviam comprado os ingressos.
O primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, disse que é essencial evitar que Tóquio, onde a variante Delta está se espalhando, se torne a fonte de outra onda de infecções. “Levando em consideração o impacto da cepa Delta e para evitar o ressurgimento de infecções se espalhando por todo o país, precisamos intensificar as medidas de prevenção do vírus”, argumentou.