Lausanne (Suíça) - Dois torneios WTA 250 em quadras de saibro começaram nesta segunda-feira e as principais favoritas conseguiram avançar. A eslovena Tamara Zidansek confirmou sua condição de cabeça 1 em Lausanne, assim como fez Yulia Putintseva atuando em Budapeste.
Semifinalista de Roland Garros e número 50 do mundo, Zidansek foi bastante exigida pela russa de 32 anos Marina Melnikova, 182ª do ranking, mas conseguiu vencer de virada, com parciais de 2/6, 6/3 e 6/2. A eslovena agora espera pela vencedora da partida entre a russa Varvara Gracheva e a luxemburguesa Mandy Minella.
Incredible pace to meet the dropper from Tamara Zidansek! 🔥
#LadiesOpenLausanne pic.twitter.com/Nde21AK3FY— wta (@WTA) July 12, 2021
Ainda nesta segunda-feira em Lausanne, a jovem francesa de 20 anos Clara Burel, 125ª do ranking, derrotou a suíça Susan Bandecchi por 6/0 e 6/2. Já a cazaque Zarina Diyas bateu a anfitriã Simona Waltert por duplo 6/4. Também avançou a russa Natalia Vikhlyantseva, que bateu a ucraniana Katarina Zavatska por 4/6, 6/4 e 6/0.
A francesa Fiona Ferro, segunda favorita, vencia a compatriota Harmony Tan por 7/5 e 2/1, antes de a partida ser suspensa por conta do mau tempo. A vencedora pode enfrentar a norte-americana de 20 anos Alycia Parks ou a alemã Anna-Lena Friedsam. Parks liderava o set inicial por 5/0, quando a disputa foi interrompida.
Duelo entre Konjuh e Putintseva em Budapeste
🇰🇿 @PutintsevaYulia moves on in Budapest!
— wta (@WTA) July 12, 2021
The No.1 seed defeats qualifier Ekaterine Gorgodze 6-2, 6-4 to advance to the #HungarianGrandPrix second round. pic.twitter.com/XrkoekfZH0
Principal cabeça de chave em Budapeste e número 42 do mundo, Yulia Putintseva venceu a georgiana Ekaterine Gorgodze por 6/2 e 6/4. Sua adversária nas oitavas será a croata Ana Konjuh, ex-top 20 e atual 120ª do ranking, que venceu a compatriota Tereza Mrdeza por 4/6, 6/3 e 6/2. Konjuh, de 23 anos, vai aos poucos recuperando posições no ranking, depois de ter sofrido com muitas lesões na carreira.
Quem também avançou foi a eslovaca Anna Schmiedlova, outra que tenta recuperar terreno após sofrer com problemas físicos nas últimas temporadas. A jogadora de 26 anos e ex-top 30 ocupa atualmente apenas o 126º lugar do ranking e venceu a romena Irina Begu, cabeça 4 do torneio, por 6/3 e 6/4. Sua adversária nas oitavas virá do jogo entre a espanhola Aliona Bolsova e a húngara Dalma Galfi.
A boa notícia para os romenos foi a vitória de Irina Bara, que venceu a italiana Sara Errani por 4/6, 7/5 e 6/2. Já a argentina Paula Ormaechea superou a búlgara Viktoriya Tomova (cabeça 7) por 6/2 e 6/3. Sua rival virá da partida entre a sérvia Ivana Jorovic e a romena Jaqueline Cristian.