Bastad (Suécia) - Irmão mais novo de Guillermo Coria, vice-campeão de Roland Garros em 2004, o argentino Federico Coria vive em 2021 seu melhor ano da carreira. Já com 29 anos, ele garantiu neste sábado sua primeira final em nível ATP, decidindo o título no 250 de Bastad depois de superar o alemão Yannick Hanfmann com o placar final de 6/2 e 6/1.
O argentino não deu chances a Hanfmann, venceu 74% dos pontos de saque e 54% na devolução. Ele não teve que enfrentar um break-point sequer e conseguiu converter cinco das nove oportunidades de quebra que teve no decorrer da partida, que durou apenas 71 minutos.
Atual 77 do mundo, Coria já ocupa sua maior marca no ranking e com a campanha desta semana irá melhorar ainda mais a colocação, saltando para pelo menos o 64º lugar na próxima segunda-feira. Ele poderá chegar até o 56º posto se for campeão no domingo contra o norueguês Casper Ruud, cabeça de chave número 1 na competição.
Ruud também passou pelas semifinais sem deixar set, batendo o espanhol Roberto Carballes com parciais de 6/1 e 6/4. O norueguês de 22 anos e atual 16 do mundo perdeu o saque duas vezes na partida, mas conseguiu cinco quebras em oito oportunidades, se aproveitando dos apenas 40% de pontos vencidos com o serviço de seu rival.
Se de um lado Coria irá debutar em finais deste nível, Ruud disputará a quarta decisão da carreira, a segunda na temporada. O norueguês tem dois títulos, o primeiro em Buenos Aires (2020) e o outro em Genebra (2021), ambos no saibro, piso sobre o qual também tem os vices de Houston (2019) e Santiago (2020).