Gdynia (Polônia) - Menos de dois meses depois de sua primeira participação em chaves principais de Grand Slam, no saibro de Roland Garros, a experiente georgiana Ekaterine Gorgodze pôde comemorar uma vitória inédita na elite do circuito. Vinda do quali no WTA 250 de Gdynia, no saibro polonês, Gorgodze venceu a lucky-loser russa Anastasia Zakharova por 6/7 (5-7), 6/3 e 6/1.
Gorgodze, de 29 anos e 208ª do ranking, faz apenas sua sétima participações em chaves principais de WTA. Ela tem 16 títulos no circuito profissional da ITF e seu melhor ranking foi o 144º lugar. A adversária da georgiana nas oitavas é a norte-americana Varvara Lepchenko, que derrotou a russa Marina Melnikova por 4/6, 7/6 (7-4) e 6/3.
Principais favoritas podem se encontrar nas quartas
Com várias desistências de última hora e seis lucky-losers na chave, as duas jogadoras de melhor ranking ficaram no mesmo quadrante e estrearam com vitória. A romena Irina Begu, 81ª do mundo, venceu a belga Ysaline Bonaventure por 6/1 e 6/2. Ela enfrenta a polonesa Katarzyna Kawa. Já a bielorrussa Aliaksandra Sasnovich, 87ª colocada, passou pela convidada Weronika Baszak por 3/6, 6/1 e 6/2. Ela encara a ucraniana Kateryna Kozlova. Begu e Sasnovich entraram como cabeças 3 e 6 do torneio e podem se enfrentar nas quartas.
Também avançou a espanhola Nuria Parrizas Diaz, cabeça 9 do evento e 112ª do mundo, que venceu a polonesa Magdalena Frech por 6/3, 2/6 e 6/4. Sua próxima adversária é a lucky-loser russa Amina Anshba, que venceu a francesa Harmony Tan por 6/4 e 6/2. Já a experiente bielorrussa Olga Govortsova, cabeça 11, perdeu da alemã Tamara Korpatsch por 1/6, 7/5 e 7/5. Korpatsch encara a polonesa Weronika Falkowska.