Portoroz (Eslovênia) - A semana notável da italiana Jasmine Paolini continua. Ela derrotou neste sábado a terceira cabeça de chave e avançou para sua primeira final de nível WTA. Desta vez, gastou 2h14 para virar em cima da cazaque e segunda favorita Yulia Putintseva, com parciais de 1/6, 6/3 e 6/4.
Sua adversária deste domingo será a norte-americana Alison Riske, terceira principal inscrita, que superou a local Kaja Juvan, por 6/0 e 6/4, em jogo de 87 minutos. A eslovena disputava a semi de WTA pela primeira vez e tirou a cabeça 1 Tamara Zidansek.
Into her first career WTA FINAL 😍
🇮🇹 Jasmine Paolini fights back brilliantly to beat No.2 seed Putintseva!#WTAPortoroz pic.twitter.com/8vArQwKT1S— wta (@WTA) September 18, 2021
Paolini vem tendo bons resultados em torneios de nível WTA 125, com um título em Bol e uma final em Sant-Malo, mas em torneios de nível 250 jamais havia passado das quartas. Aos 25 anos, ela derrotou também Dayana Yastremska e Sorana Cirstea.
A italiana começou com quebra de saque, mas daí em diante passou a falhar muito e perdeu o set inicial com 20 erros. Depois, passou a forçar mais trocas de bola e somou 25 winners nos dois sets seguintes. Paolini abriu 5/3 no terceiro set, viu a adversária reagir, mas conseguiiu ainda liquidar o jogo.
Aos 31 anos e ex-top 20, tendo chegado nas quartas de Wimbledon em 2019, Riske é agora 38ª do ranking e faz a 10ª final da carreira, mas a primeira desde Wuhan há dois anos. Vai em busca do terceiro troféu de primeira linha e terá em Paolini uma adversária inédita.
WTA final number 10 for 🇺🇸 @Riske4rewards!
— wta (@WTA) September 18, 2021
The No.3 seed faces Paolini on Sunday for the #WTAPortoroz title 🏆 pic.twitter.com/LOmNii0ViX