fiogf49gjkf0dBeatriz Haddad maia, Maria Herazo Gonzalez, Lourdes Domínguez lino, Teliana Pereira, Francesca SchiavoneCopa Davis" /> fiogf49gjkf0dBeatriz Haddad maia, Maria Herazo Gonzalez, Lourdes Domínguez lino, Teliana Pereira, Francesca SchiavoneCopa Davis" lang="pt-BR" xml:lang="pt-BR" /> fiogf49gjkf0dBeatriz Haddad maia, Maria Herazo Gonzalez, Lourdes Domínguez lino, Teliana Pereira, Francesca Schiavonetênis" /> fiogf49gjkf0d
2015/bia/0219_rio_back_int.jpg" /> fiogf49gjkf0d 2015/bia/0219_rio_back_int.jpg" />Bogotá (Colômbia) - Foi sofrido, mas Beatriz Haddad Maia conseguiu vencer sua primeira partida na chave principal do WTA de Bogotá, em quadras de saibro. A canhota paulista de 18 anos, 190ª colocada, teve que lutar por 2h21 para superar a convidada local Maria Herazo Gonzalez, de mesma idade e que ocupa a modesta 1131ª posição, por 6/3, 2/6 e 7/6 (7-2).
Sua próxima rival é a experiente espanhola Lourdes Dominguez Lino, de 34 anos e 120ª colocada. Dominguez avançou em 61 minutos ao marcar 6/3 e 6/2 contra a cabeça 6 norte-americana Shelby Rogers.
Antes da próxima exibição de Bia, o público brasileiro aguarda pela estreia de Teliana Pereira. Vinda de título em Medellín, a número 1 do Brasil e 130ª do ranking joga às 12h30 (de Brasília) desta terça-feira contra a italiana Francesca Schiavone, 70ª colocada e campeã de Roland Garros em 2010.
Na altitude de 2.670m da capital colombiana, Bia teve muita dificuldade para impor seu jogo agressivo e muitas vezes via suas bolas de definição irem para além da linha de base. Diante de uma adversária com os mesmos 18 anos de idade, mas mais habituada às condições climáticas, o jogo se alongou até o tiebreak final.
O duelo começou com domínio da brasileira. Firme no saque e agressiva nas devoluções, Bia perdeu apenas cinco pontos no serviço durante o primeiro set e conseguiu duas quebras para abrir vantagem no placar.
Tudo mudou a partir do segundo set, quando a colombiana encontrou uma maneira de colocar a devolução em quadra e alongar os pontos. Bia acumulou seguidos erros não-forçados e perdeu cinco games seguidos. Depois de salvar um set point com ace, Bia acabou perdendo o set no game seguinte.
Por três vezes, Bia esteve com uma quebra atrás no set decisivo e viu a rival falhar duas vezes na tentativa de sacar para o jogo. As chances perdidas por Herazo pesaram no tiebreak decisivo, quando a colombiana fez duas duplas-faltas e quatro erros não-forçados, levando Bia a vitória.
Bia iniciou a semana no 190º lugar e já tinha 18 pontos a serem computados por conta das duas vitórias no qualificatório. Com mais um triunfo, agora pela chave principal, a canhota paulista somará mais trinta pontos e se aproxima do grupo das 170 melhores.