Notícias | Dia a dia
Monteiro destaca experiência e público na virada
20/11/2021 às 08h52

Thiago Monteiro disputa semifinal contra argentino Etcheverry às 16 horas

Foto: João Pires

Campinas (SP) – O cearense Thiago Monteiro precisou batalhar por mais de 3h30 e salvar um match point para garantir vaga na semifinal do 11º Campeonato Internacional de Tênis. Na noite desta sexta-feira, o número 1 do Brasil foi empurrado pela torcida na Sociedade Hípica de Campinas e virou sobre o cazaque Timofey Skatov, com parciais de 6/7 (4-7), 6/3 e 7/6 (7-4). O canhoto tenta vaga na decisão neste sábado, às 16h.

“No final eu consegui prevalecer com uma boa energia, atitude e com um pouco de experiência também”, avaliou Monteiro, agradecendo também ao apoio da torcida. “Essa energia é muito importante, é muito legal ver o público voltando aos torneios, jogar no Brasil depois de não sei quanto tempo. Tive a felicidade de ter bastante público. Fico muito feliz de ver que o pessoal torce muito por mim e pelos brasileiros”.

O resultado iguala a melhor campanha de Monteiro no ATP Challenger de Campinas, há três anos. O mais tradicional torneio de tênis do Brasil distribui premiação de US$ 52.080 e é apresentado pelo Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. O campeão soma 80 pontos no ranking da ATP.

Na primeira parcial, Monteiro liderou por duas vezes com quebra de vantagem, chegando a ter quatro set points ao sacar em 5/4. Com games de serviço mais tranquilos, forçou o terceiro set, em que também chegou a liderar no início, por 3/1.

“Foi muito, muito duro. Eu não conhecia bem ele, é um cara muito sólido, ainda mais nas condições de hoje, bem pesado e lento. Ele não dá ponto de graça. Eu comecei bem, saquei para o set, tive set points e não consegui aproveitar. Depois ele jogou muito bem o tiebreak. No segundo (set) consegui me impor um pouco mais, ganhar mais quadra e fui mais agressivo”, analisou o número 94 do mundo e cabeça de chave 4.

No 10º game do terceiro set, um primeiro saque aberto foi o suficiente para Monteiro salvar um match point, com uma devolução do cazaque para fora. Na reta final do tiebreak, o cearense dominou as trocas de bola com o forehand, chegou ao match point com uma deixadinha seguida de passada e fechou com um bom primeiro saque, vencendo os últimos quatro pontos.

“O terceiro set foi muito equilibrado. Eu tive um break na frente, mas (a quadra) estava muito lenta, então todos os pontos eram muito jogados, muito no detalhe. Salvei um match point me concentrando em ir ponto a ponto. Estava tentando fazer a melhor bola em cada ponto. Sabia que tinha que exigir muito dele e estava com uma atitude muito boa, então para ganhar ele também tinha que estar em um nível muito alto”, acrescentou sobre o rival de 20 anos, que liderou o ranking juvenil em 2018 e vive o melhor momento como profissional, em 259º.

Monteiro vai enfrentar na semifinal o argentino Tomas Martin Etcheverry, 129º, que faz a melhor temporada da carreira aos 22 anos. Nesta sexta ele eliminou o chileno Nicolas Jarry, 166º, por 6/4 e 6/1, e é o segundo jogador que mais venceu partidas em challengers no ano (49) – o que inclui dois títulos, um vice e oito semifinais em 2021. O único confronto entre eles aconteceu há um mês, em Buenos Aires, e o cearense venceu por 6/4, 3/6 e 7/5. As semifinais serão mostradas pelo BandSpórts ao vivo.

Veja a programação deste sábado:

Quadra João Lima – 10h
[7]Sebastian Baez (ARG) vs [Q]Santiago Rodriguez (ARG)
Não antes de 13h
[1]Rafael Matos (BRA)/Felipe Meligeni (BRA) vs Fernando Romboli (BRA)/Thiago Wild (BRA)
Não antes de 16h
Tomas Martin Etcheverry (ARG) vs [4] Thiago Monteiro (BRA)
[8] Francisco Cerundolo (ARG) ou [3] Juan Manuel Cerundolo (ARG) vs [7] Sebastian Baez (ARG) vs [Q] Santiago Rodriguez (ARG)

Quadra 3 – 10h
[8] Francisco Cerundolo (ARG) vs [3] Juan Manuel Cerundolo (ARG)
Não antes de 13h (após descanso)
Hernan Casanova (ARG)/Santiago Rodriguez (ARG) vs Gilbert Klier Junior (BRA)/Matheus Pucinelli (BRA)
[1] Rafael Matos (BRA)/Felipe Meligeni (BRA) ou Fernando Romboli (BRA)/Thiago Wild (BRA) vs Hernan Casanova (ARG)/Santiago Rodriguez (ARG) vs Gilbert Klier Junior (BRA)/Matheus Pucinelli (BRA)

A 11ª edição do Campeonato Internacional de Tênis é apresentada pelo Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e conta com o copatrocínio de Santander Seguros e Previdência, Farmacêutica EMS, Hospital Vera Cruz, All - Accor Live Limitless, Alupar, Taesa, Azul - Transportadora Oficial, Aberje, Elgin, Ares do Campo - Ovos Caipiras, Trinity – Energia, CDR+ e BYD do Brasil. O evento é realizado na Sociedade Hípica de Campinas e integra o calendário mundial ATP Challenger Tour. A realização é do Instituto Sports.

Comentários