Adelaide (Austrália) - Depois de terminar três temporadas seguidas na liderança do ranking, Ashleigh Barty estabeleceu como meta para a nova temporada neutralizar os pontos fracos de seu jogo e se tornar uma tenista ainda mais completa. A número 1 do mundo começa o ano jogando o WTA 500 de Adelaide e entra diretamente nas oitavas, esperando pela vencedora entre a norte-americana Coco Gauff e a norueguesa Ulrikke Eikeri.
"Eu quero tentar ser uma jogadora completa. Quero tentar garantir que não haja buracos no meu jogo. Simplesmente continuamos a fazer o trabalho todos os anos, como muitas das meninas fazem", disse Barty, durante a entrevista coletiva prévia ao torneio. "Obviamente, quanto mais você joga contra alguém, mais entende como essas pessoas jogam. Mas elas também pensam da mesma forma sobre você. Por isso, estou apenas tentando ser uma jogadora mais completa que posso ser e tirar o melhor de mim mesma".
"Preciso continuar trabalhando no meu jogo e melhorar cada faceta, seja como acerto um forehand específico ou quando uso um golpe. É tudo sobre como usar isso corretamente durante as partidas. É um desafio que adoro. Amo tentar melhorar a cada dia", acrescentou a jogadora de 25 anos, que acumula 108 semanas na liderança do ranking.
"Estou animada agora para tentar fazer tudo da melhor maneira que puder e entender que nas próximas semanas terei que ser paciente comigo mesma. Já faz um tempo que eu não disputo um torneio, mas me sinto bem e estou pronta para voltar. Agora é só ir para a quadra e curtir", complementou a australiana, que venceu 42 dos 50 jogos que disputou no ano passado, conquistando cinco títulos.
A australiana ficou toda a temporada passada sem voltar para casa, por conta do rígido controle da pandemia feito no país. Por isso, o período sem competições também serviu para rever a família e comemorar as conquistas de 2021, com evidente destaque para Wimbledon.
"Com a família, a comemoração foi bastante discreta. Foi bom voltar para casa para ver todo mundo. Foi bom ver as crianças de novo, meus irmãos e os meus pais. Fizemos um churrasco bem discreto no dia em que chegamos em casa. Ainda não tive a oportunidade de comemorar com minha equipe mais ampla. Ainda não estivemos todos no mesmo lugar ao mesmo tempo. Estamos ansiosos por isso, mas foi bom estar com a família".