Melbourne (Austrália) - No jogo que encerrou a programação da Rod Laver Arena nesta quinta-feira, Simona Halep conseguiu se impor e dominou a partida contra a brasileira Beatriz Haddad Maia pela segunda rodada do Australian Open. Ex-número 1 do mundo e atual 15ª colocada no ranking, a romena marcou as tranquilas parciais de 6/2 e 6/0 em apenas 1h06 de partida. Foi a segunda vitória de Halep contra Bia no circuito.
O duelo entre Bia e Halep foi controlado pela romena desde o início. Diante de uma rival que sempre foi muito reconhecida por sua consistência do fundo de quadra, Bia demorou alguns games para efetivamente poder disputar os pontos, que vinham sendo definidos muito rápido. A romena logo abriu 3/0 antes que a brasileira conseguisse confirmar seu primeiro game de serviço na partida.
Bia também encontrou dificuldades para jogar de forma agressiva sem necessariamente partir para a definição dos pontos, e com isso acabou cometendo muitos erros não-forçados, foram 22 na partida contra 12 de Halep. A romena liderou a estatística de winners por 15 a 5, conquistou cinco quebras de serviço e não enfrentou break-points.
30-💙
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 20, 2022
Make that 30 match wins for @Simona_Halep at the #AusOpen as she defeats Beatriz Haddad Maia 6-2 6-0.#AusOpen • #AO2022 pic.twitter.com/aeYjqa0r4j
Halep ainda não perdeu no ano e encara algoz de Raducanu
Halep segue invicta neste início de temporada, agora com sete vitórias seguidas. A romena de 30 anos venceu um WTA 250 no Melbourne Park na primeira semana de janeiro. Ela terminou sete temporadas consecutivas no top 10 entre 2014 e 2020, mas perdeu posições no ano passado por conta de lesões, especialmente um problema na panturrilha que a deixou três meses sem jogar e fora de Roland Garros, Wimbledon e Olimpíadas.
A adversária de Halep na terceira rodada em Melbourne será a montenegrina Danka Kovinic, 98ª do ranking, e que faz seu melhor resultado em Grand Slam na carreira. A romena venceu o único duelo anterior, disputado ainda em 2016. Kovinic, de 27 anos, vem de uma expressiva vitória sobre a campeã do US Open Emma Raducanu, em jogo de 2h40 nesta quinta-feira, e que terminou com parciais de 6/4, 4/6 e 6/3.
Campeã de Roland Garros em 2018 e de Wimbledon em 2019, Halep luta por um título inédito na carreira. Sua melhor campanha em Melbourne foi um vice-campeonato em 2018, ano em que foi superada por Caroline Wozniacki na final. A experiente romena tem ainda uma semifinal em 2020 e outras três campanhas até as quartas na Austrália.
Bia segue na Austrália para torneio de duplas
Por sua vez, Bia fez sua terceira participação na chave principal de simples do Australian Open e novamente chega à segunda rodada. Por ter vencido sua partida de estreia em Melbourne, diante da norte-americana Katie Volynets, a número 1 do Brasil e 83ª do mudo recebe 70 pontos no ranking. Ela permanece em Melbourne para a disputa da chave de duplas, ao lado da cazaque Anna Danilina. As campeãs do WTA 500 de Sydney estão na segunda rodada e enfrentam as tchecas Tereza Martincova e Marketa Vondrousova.
Este é o primeiro Grand Slam que Bia disputou desde 2019 em Wimbledon e ela tem agora cinco vitórias em chaves principais de torneios deste porte. A paulistana de 25 anos buscava o melhor resultado da carreira em um torneio deste porte, e também a melhor campanha de uma simplista brasileira desde as terceiras rodadas de Niege Dias e Andrea Vieira no saibro de Roland Garros em 1989. Além disso, ela poderia também ter o melhor resultado do tênis feminino brasileiro na Austrália em toda a Era Aberta.