Melbourne (Austrália) - Mostrando um grande tênis neste começo de Australian Open, a romena Simona Halep arrasou mais uma na competição e chega às oitavas de final com apenas 12 games perdidos. A vítima mais recente foi a montenegrina Danka Kovinic, que neste sábado foi superada pela ex-número 1 do mundo em apenas 65 minutos, com o placar final de 6/2 e 6/1.
Cabeça de chave 14, Halep agora terá pela frente uma adversária bem mais rodada. Nas oitavas ela enfrentará a francesa Alizé Cornet, que comemorou seu aniversário de 32 anos com uma grande vitória de virada para cima da eslovena Tamara Zidansek, 29ª favorita na competição, marcando parciais de 4/6, 6/4 e 6/2, após 2h45 de batalha.
Embora o currículo de Halep seja bem mais vasto do que o de Cornet, é a francesa que leva vantagem no retrospecto entre as duas, que não se enfrentam desde 2015. Enquanto a romena venceu apenas um dos quatro duelos anteriores, em Sofia (2013), foi a aniversariante do dia que venceu os outros três, o primeiro em Monterrey (2011), o outro em Dubai (2014) e o último em Madri (2015).
Halep não demorou para tomar conta da partida contra Kovinic e depois do 2/2 no primeiro set ela venceu seis games seguidos, quatro deles para fechar a parcial inicial e mais dois para abrir 2/0 na seguinte. A romena ainda anotou mais duas quebras antes de selar a vitória, concretizando seis dos 10 break-points que teve no jogo, enquanto a montenegrina aproveitou apenas um de quatro.
O domínio da ex-número 1 do mundo foi tamanho que ela não apenas venceu 66% dos pontos de saque, mas também 61% na devolução. Halep venceu a batalha das bolas vencedoras, com 19 contra 11, e foi muito melhor nos erros não forçados, cometendo 17 contra 25 de Kovinic.