Rio de Janeiro (RJ) - O Rio de Janeiro volta a ser o ponto de encontro dos grandes nomes do tênis mundial a partir de sábado, dia 12, com o início da oitava edição do Rio Open. O esporte é a atração principal, em uma edição promete ser uma das mais fortes de sua história, mas também há muitas outras opções de entretenimento. O espaço une ainda boa gastronomia, produtos exclusivos e exposição de arte.
O Rio Open conta com uma área interativa de aproximadamente 10 mil m², o Leblon Boulevard, que oferece opções de stands, lojas, entretenimento e gastronomia, além das ativações dos patrocinadores para torcedores de todas as idades. A estrutura comparável à de grandes eventos do circuito mundial.
O torneio será exibido ao vivo para 170 países. A estimativa dos organizadores é que 30% dos visitantes são de fora da cidade. O torneio injeta mais de R$ 100 milhões na economia do estado, gerando renda e emprego e transformando a vida das pessoas. Essa transformação também está presente para as mais de 600 crianças dos projetos sociais apoiados pelo Rio Open.
Exposição de arte
A arte é um elemento importante para o Rio Open que, desde 2015, fecha parcerias com artistas plásticos brasileiros para a ilustração do pôster oficial. O convidado para assinar a arte da oitava edição foi o carioca Maxwell Andrade. A obra criada por Maxwell, cujo recorte dá origem ao pôster, mede 320x480cm.
Além da cor do saibro, ele também usou como inspiração as linhas brancas que marcam os limites da quadra. Na arte criada para este ano, as fitas brancas permeiam e são de presença forte nos resultados que estarão expostos para o público durante todos os dias do Rio Open e ainda nos produtos personalizados.
Ver essa foto no Instagram
Moda e produtos exclusivos
Para deixar a experiência de ir ao evento marcada na memória, a La Boutique – loja de produtos oficiais do Rio Open – reunirá itens especiais para quem desejar levar uma lembrança da oitava edição para casa. A loja chega com novidades para 2022, como o chaveiro em aço inox, com medalhão feito com as cordas de raquetes do torneio e um vidrinho com saibro das quadras do Rio Open.
A loja terá ainda um novo modelo de toalha, essa de piscina, na cor laranja e com um recorte no formato da quadra em baixo relevo. O copo dos campeões, queridinho do público, esse ano vem com um desenho no formato quadra e traz o nome de todos os campeões simples das edições anteriores. Os amantes do esporte também poderão comprar camisas com o pôster oficial do torneio, com obra do artista plástico convidado desta edição. Todos esses produtos são verdadeiros itens de colecionador, já que não são encontrados em lugar nenhum além do Rio Open. A Fila, patrocinadora do evento, também conta com uma loja com produtos exclusivos.
Gastronomia
Se as quadras do Rio Open recebem nomes consagrados, grandes marcas da gastronomia se reúnem no Leblon Boulevard. Famoso por toda estrutura, comparável à dos principais torneios do circuito mundial, neste ano o espaço vai receber Carol Vaz como chef convidada. Ela vai levar um pouquinho do Guido Bistrô, restaurante inaugurado em 2021 na Gávea, para o público do torneio. Além disso, a World Wine terá um bar no Leblon Boulevard com venda de vinho em taça para os visitantes. Já a cervejaria Petra estará presente com dois bares no Leblon Boulevard.
Sustentabilidade
Vamos descarbonizar? 🌳
— Rio Open (@RioOpenOficial) January 27, 2022
O Rio Open tem a sustentabilidade como um pilar e neste ano vamos neutralizar as emissões de CO2 da torcida de forma voluntária e gratuita, em parceria com a @engiebrasil, maior empresa privada de energia do Brasil 💚
Descarbonize o seu deslocamento! pic.twitter.com/8z89oxuopm
A preocupação com a sustentabilidade sempre esteve presente no evento e, para a oitava edição não será diferente. Depois de obter o reconhecimento da ONU pelas iniciativas, o Rio Open dá mais um importante passo no processo de neutralização do impacto ambiental de suas atividades. Em parceria com a ENGIE, maior empresa privada de energia do Brasil, além da descarbonização do evento em si, a organização do Rio Open irá neutralizar também as emissões de CO2 derivadas do deslocamento do público. Na última edição, em 2020, os parceiros já haviam descarbonizado o evento, de forma inédita no circuito ATP 500.
Para fortalecer a iniciativa e apoiar na descarbonização da participação do público, é necessário que cada pessoa inclua o código do ingresso em www.neutralizarioopen.com.br e calcule as emissões do seu transporte até o local, sem nenhum custo ou compromisso adicional.
A visão de sustentabilidade do evento contempla ainda iniciativas no campo social, impacto econômico com a geração de emprego e renda e o uso do grande poder do esporte para promover a conscientização e preservação ambiental. Outra meta do torneio é aumentar os recicláveis em 75% nos próximos dois anos, reduzindo o consumo de plástico no evento.