Notícias | Copa Davis
Cazaquistão, Suécia e Bélgica se classificam na Davis
05/03/2022 às 15h59

Ymer começou seu grande dia com vitória na dupla ao lado de Goranson

Foto: ITF

Londres (Inglaterra) - Cazaquistão e Bélgica, fora de casa, e Suécia são mais três classificados para a fase final da Copa Davis, que será disputada em formato de grupos em setembro. Enquanto os cazaques mantiveram seu ótimo histórico recente na competição, belgas e suecos só conseguiram prevalecer no quinto e decisivo jogo dos confrontos.

Alexander Bublik foi o destaque no piso sintético coberto de Oslo, já que venceu seus dois jogos de simples e ainda deu o terceiro ponto decisivo em cima do top 10 Casper Ruud, num jogo muito equilibrado e com parciais de 6/4, 5/7 e 6/4. Pouco antes, a dupla de Andrey Golubev e Aleksandr Nedovyesov haviam desempatado o placar ao superar Simen Bratholm e Viktor Durasovic, 7/6 (7-2) e 6/3.

Um dos países mais novos a disputar a Davis, já que se tornou independente em 1995, o Cazaquistão passou os três qualificatórios no novo sistema da competição e ainda foi quadrifinalista no Grupo Mundial do ano passado.

Os belgas também jogaram no sintético coberto em Espoo e viram a Finlândia abrir 2 a 1 no geral quando Harri Heliovaara e Emil Ruusuvuori superaram Sander Gille e David Goffin, por 6/3, 2/6 e 7/6 (7-5). Mas aí os visitantes obtiveram notável reação e não perderam mais sets. Goffin foi para sua terceira partida no confronto e superou Ruusuvuori, por 6/4 e 6/2, permitindo então que Zizou Bergs garantisse a vaga ao bater Otto Virtanen, 6/4 e 6/0.

A Bélgica é número 4 do atual ranking da Davis e tem em seu currículo três vices, em 1904, 2015 e 2017. Já a Finlândia estreou na competição por países em 1928 e tentava jogar o Grupo Mundial pela primeira vez na sua história.

Do lado sueco, o herói do fim de semana foi Elias Ymer, principalmente porque o irmão mais novo Mikael se contundiu e ficou de fora. Elias entrou na dupla com Andre Goransson e os dois viraram sobre Ben McLachlan e Yasutaka Uchiyama, por 2/6, 7/6 (9-7) e 7/5. Taro Daniel empatou ao ganhar de Dragos Madaras, 6/0 e 7/5, no sintético coberto de Helsingborg, mas Elias concluiu a tarefa com duplo 6/3 sobre Yosuke Watanuki.

Mesmo sem contar com um grande jogador, a Suécia jogará a fase final da Davis pelo segundo ano consecutivo. Os irmãos Ymer levaram o time às quartas no ano passado. O país escandinavo de tantas estrelas ganhou sete vezes a Davis entre os anos de 1975 e 1998.

Comentários