Dunblane (Escócia) – O britânico Andy Murray falou novamente sobre a guerra na Ucrânia, nesta segunda-feira, 4 de abril, quando compartilhou foto de uma criança ucraniana, com o telefone de contato da família escrito em suas costas, caso os pais não sobrevivam à guerra. Murray retuitou a foto com a legenda: "Por favor, faça isso parar".
Please make this stop.😥 https://t.co/d0JkLiPo2O
— Andy Murray (@andy_murray) April 5, 2022
O campeão de três Grand Slam já prometeu doar todo o prêmio em dinheiro que ganhar no restante da temporada de 2022 para ajudar as crianças ucranianas.
A escalada da violência na guerra na Ucrânia. Com fotos e vídeos de atrocidades em Kiev e outras cidades, levaram o presidente Volodymyr Zelensky a acusar a Rússia de genocídio. Além da promessa de doar seu prêmio em dinheiro, Murray também fez parceria com a organização de ajuda humanitária Unicef para ajudar a fornecer suprimentos médicos.
“Mais de 7,5 milhões de crianças estão em risco com a escalada do conflito na Ucrânia, então estou trabalhando com Unicef para ajudar a fornecer suprimentos médicos urgentes e kits de desenvolvimento infantil. A educação vital continua, então a Unicef está trabalhando para permitir o acesso ao aprendizado a crianças deslocadas, além de apoiar a recuperação de escolas danificadas, juntamente com equipamentos e móveis de reposição.
Vou doar meus ganhos do meu prêmio em dinheiro pelo resto do ano, mas qualquer pessoa no Reino Unido pode apoiar a resposta humanitária da Unicef, doando no link na minha bio e no meu story”, escreveu Murray em seu Instagram, no dia 8 de março.
Ver essa foto no Instagram
O presidente russo Vladimir Putin enfrenta uma forte reação internacional desde o lançamento do ataque militar à Ucrânia, no final de fevereiro. Acredita-se que mais de 10 milhões de pessoas tenham fugido de suas casas à medida que o número de mortos continua a aumentar.