Charleston (EUA) - Em seu segundo compromisso pelo WTA 500 de Charleston, Paula Badosa foi levada ao limite pela jovem norte-americana de 21 anos Claire Liu, 89ª do ranking. Semifinalista da edição passada, a número 3 do mundo ficou a dois pontos de uma eliminação em sets diretos, mas conseguiu a vitória e a classificação para as quartas de final, com parciais de 3/6, 7/6 (10-8) e 6/1 em 2h30 de partida nesta quinta-feira.
"Estou muito orgulhosa de mim mesma, porque ela estava quase me vencendo e seria merecido, porque estava jogando um tênis incrível. Minha única saída era lutar muito. Foi uma batalha dura. Ela é muito nova e acho que ela será uma grande jogadora no futuro", disse Badosa durante a entrevista em quadra. "O mais importante foi acreditar em mim mesma. Nos momentos decisivos eu fui corajosa, foi o que eu fiz no tiebreak e é o que já me fez vencer muitos jogos".
Badosa battles on 💪@paulabadosa fights past Liu in three and faces Belinda Bencic next!#CharlestonOpen pic.twitter.com/HnZrwnTH6n
— wta (@WTA) April 7, 2022
Depois de um primeiro set em que não teve nenhum break-point e só conseguiu fazer cinco pontos no saque de Liu, Badosa encarou um segundo set de 1h12. A espanhola foi a primeira a quebrar e abriu 5/0, chegando a liderar por 5/3, mas perdeu a chance de sacar para o set e disputou um dramático tiebreak. Liu levantava a torcida, especialmente com seu ótimo desempenho nos drop-shots. A norte-americana ficou a dois pontos da vitória em quatro oportunidades, mas não chegou ao match-point. Badosa só fechou a parcial em sua quarta chance. Foram 31 winners no set, 16 a 15 para a espanhola.
+ Anisimova vira o jogo e vence Sabalenka pela 3ª vez
Já no terceiro set, Badosa dominou. Ela não enfrentou break-points e cedeu apenas dois pontos em seus games de serviço. A espanhola conseguiu três quebras na parcial decisiva. As duas jogadoras terminaram a partida com 32 winners, mas Badosa cometeu apenas 20 erros não-forçados contra 33 de sua adversária. A espanhola conseguiu cinco quebras em oito break-points na partida e perdeu três games de saque.
Duelo com Bencic nas quartas de final
A próxima adversária de Badosa em Charleston será a suíça Belinda Bencic, 21ª do ranking, que derrotou a norte-americana Madison Keys por duplo 6/4. A espanhola venceu os três duelos anteriores contra Bencic no circuito. "Será um jogo duro, ela está jogando muito bem e sendo bastante agressiva", explicou a terceira do ranking. "Espero mais uma partida muito difícil, como sempre fazemos uma contra a outra".
Continuing her fine form on the east coast 🙌
— wta (@WTA) April 7, 2022
🇨🇭 @BelindaBencic downs Keys and awaits Badosa or Liu in the #CharlestonOpen last eight! pic.twitter.com/3aotFW07Y6