Monte Carlo (Mônaco) - Já está definido o adversário de Novak Djokovic na estreia do Masters 1000 de Monte Carlo. O número 1 do mundo vai enfrentar o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, jovem de 22 anos e 45º do ranking, que venceu o norte-americano Marcos Giron por 7/5 e 6/3 em 1h38 de partida neste domingo.
Djokovic venceu os dois duelos anteriores contra o espanhol, ambos disputados no ano passado, durante o Masters 1000 de Roma e os Jogos Olímpicos de Tóquio. Em Monte Carlo, o sérvio de 34 anos disputa apenas seu segundo torneio na temporada. Ele jogou o ATP 500 de Dubai e caiu nas quartas, superado pelo tcheco Jiri Vesely.
Para garantir o confronto com Djokovic no saibro de Mônaco, Davidovich Fokina mostrou poder de reação. Ele perdia a primeira parcial por 4/1 e a segunda por 3/0, chegando a vencer seis games seguidos. O espanhol liderou a contagem de winners por 21 a 10 e cometeu 31 erros não-forçados contra 20 de Giron. Ao todo, a partida teve sete quebras de serviço, sendo cinco para o espanhol, que criou 13 break-points.
Enquanto Djokovic só disputou um torneio no ano, Davidovich Fokina já está em sua nona competição em 2022. Mas o espanhol marcou apenas sua quinta vitória na temporada, tendo como melhor resultado as quartas de final em Doha. Ele busca sua primeira vitória contra top 10 no ano e a segunda na carreira.