Salinas (Equador) - A equipe brasileira que disputa o Grupo I das Américas da Copa Billie Jean King fará sua estreia na competição nesta quarta-feira. O duelo contra a Guatemala ao meio-dia (de Brasília) abre as disputas do Grupo A, que ainda conta com Argentina e Colômbia. Os jogos serão em quadras duras na cidade de Salinas, no Equador.
A capitã Roberta Burzagli convocou Beatriz Haddad Maia, Laura Pigossi, Gabriela Cé, Carolina Meligeni Alves e Rebeca Pereira. Já o time da Guatemala conta com Kirsten Weedon, Maria Gabriela Rivera, Melissa Morales e Rut Galindo.
"A Copa Billie Jean King é sempre uma semana especial para todas nós. A expectativa é entrar em quadra e dar o máximo em cada jogo", destaca Beatriz Haddad Maia, número 1 do Brasil e 61ª do mundo. "Temos uma equipe muito forte, mas temos que trabalhar com bastante humildade, bastante força mental, sabendo que todas querem ganhar da gente. Cada jogo vai ser muito duro, por isso temos que estar preparadas para todas as adversidades"
Na quinta-feira, as vencedoras dos dois confrontos do grupo A se enfrentam, assim como as perdedoras dos duelos. No fechamento da fase de classificação na sexta-feira são realizadas as duas partidas restantes. O Grupo B do torneio é composto por Paraguai, Chile, Equador e México, que se enfrentam nos mesmos moldes.
Os dois melhores colocados do grupo avançam para confrontos decisivos no sábado, que valem vagas nos playoffs, entre os dias 11 e 12 de novembro. E quem passar pelos playoffs disputará o qualificatório mundial no começo do ano que vem.