Salinas (Equador) - A abertura do confronto entre Brasil e Colômbia pela Copa Billie Jean King teve vitória brasileira. Número 3 do país e 216ª do ranking, Carolina Meligeni Alves superou Yuliana Lizarazo, 442ª colocada, por duplo 7/5 em 1h54 de partida.
O resultado já encaminha para o Brasil uma vaga na próxima fase do Grupo I das Américas, que estão sendo disputada em quadras duras na cidade de Salinas, no Equador. Mas falta ainda à equipe garantir a liderança do Grupo A da seletiva continental. As duas primeiras equipes de cada grupo se enfrentarão no sábado, em busca de vagas nos playoffs do Grupo Mundial, que acontecem em 11 e 12 de novembro.
🇧🇷Brasil avanza con el paso muy firme en Salinas
✅ @cameligeni le ganó a la colombiana @yulianaLIZARAZO y le dio el primer punto a su país#BJKCup I @cbtenis pic.twitter.com/ySJ9bu3Dao— Billie Jean King Cup (@BJKCup_es) April 15, 2022
Paulista de 25 anos, Carol Meligeni marcou sua sétima vitória em nove partidas de simples pela Copa Billie Jean King. Nesta semana, ela já havia vencido a guatemalteca Melissa Morales. Ela também atuou nas duplas ao lado de Beatriz Haddad Maia para fechar o confronto contra a Argentina na última quinta-feira.
O início da partida foi muito bom para Carol Meligeni, que conseguiu duas quebras e chegou a liderar o set inicial por 5/2. A brasileira não aproveitou suas duas primeiras chances de sacar para o set, mas voltaria a quebrar o serviço de sua adversária no penúltimo game da parcial. O roteiro do segundo set foi parecido. Carol novamente foi a primeira a quebrar e abriu 5/3. Ela cedeu o empate, mas quebrou de novo logo depois. Sacando para o jogo, definiu o game de zero.
O segundo jogo da série terá Laura Pigossi, 126ª do mundo, jogar contra a canhota Maria Fernanda Herazo, apenas 450ª do ranking. A capitã brasileira Roberta Burzagli poupou Beatriz Haddad Maia, 61ª do mundo, que atuou durante 5h contra a Argentina na quinta-feira. Lembrando que a Colômbia não tem sua principal jogadora, a 47ª do mundo Camila Osorio.