Asheville (EUA) - A equipe norte-americana levou um grande susto, mas conseguiu a vaga para a fase final do Grupo Mundial da Copa Billie Jean King, o torneio por países do tênis feminino. A classificação no entanto só veio na partida de duplas. Já o Canadá confirmou o favoritismo e passou pela Letônia em casa.
Os EUA havia feito 2 a 0 na sexta-feira com vitórias de simples de Jessica Pegula e Alison Riske, mas a Ucrânia reagiu no piso sintético e coberto de Asheville. Dayana Yastremska passou por Pegula, por 6/2 e 6/4, e Katarina Zavatska supreendeu a substituta Shelby Rogers, 6/3 e 6/4.
Com isso, foi necessário o quinto jogo para decidir e Pegula precisou voltar à quadra ao lado de Asia Muhammad para superar Yastremska e Lyudmila Kichenok, por 7/6 (7-5) e 6/3.
A hot start for @leylahfernandez🇨🇦🔥#BJKCup | @TennisCanada pic.twitter.com/s8YdoIqucw
— Billie Jean King Cup (@BJKCup) April 16, 2022
Também em quadra dura coberta, as canadenses confirmaram em Vancouver. Leylah Fernandez ganhou sua segunda partida e garantiu os 3 a 0, ao superar com facilidade a desconhecida Daniela Vismane, por 6/2 e 6/1.
Dessa forma, 11 participantes do Grupo Mundial estão decididos. Além de EUA e Canadá, jogarão pelo título Polônia, Cazaquistão, Itália, Espanha, República Tcheca, Suíça, Austrália, Bélgica e Eslováquia. O local ainda será definido.