* Atualizado às 20h30, com complemento da rodada e programação de quarta-feira
Piracicaba (SP) - O início das disputas na chave principal da Copa Feminina de Tênis já teve a primeira vitória no circuito profissional para um nome da nova geração do tênis brasileiro. A jovem Sthefany de Lima, de 15 anos, aproveitou o convite e estreou bem no ITF W15 que é disputado nesta semana nas quadras de saibro do clube Cristóvão Colombo, em Piracicaba.
Sthefany é paulista de Jundiaí, mas treina em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, e está disputando sua primeira competição profissional na carreira. Ela venceu nesta terça-feira a tcheca Laetitia Pulchartova, 715ª da WTA e cabeça 4 da semana, por 7/5 e 7/6 (9-7) em 2h21 de partida. Atual 647ª do ranking juvenil, a tenista chegou a fazer rifas no ano passado para financiar a carreira. A próxima adversária de Sthefany em Piracicaba será a eslovaca Bianca Behulova.
"Entrei confiante no jogo e sem medo porque sabia que ela era mais velha. Então, tinha noção de que toda a pressão deveria ser dela e não minha", contou a jovem, que recebeu um dos convites distribuídos pela organização da competição. "Foi um jogo duro. Tive grandes chances no início, mas não consegui aproveitar. Pude parar a cabeça e pensar sobre o que tinha que fazer e fechei o 1º set. No segundo, ela começou melhor e fez 2 a 0, mas não desisti, continuei firme e persistente para ganhar no tie-break".
Ver essa foto no Instagram
A novata é filha de Emerson Lima, ex-treinador de tenistas como Thomaz Bellucci, Rogério Dutra Silva e Thiago Alves. "Ela veio de uma sequência boa de jogos no juvenil, em que quase conquistou a vitória para ir para o torneio de Roland Garros. A Sthefany disse que essa campanha a tinha deixado mais confiante e que iria aproveitar ao máximo a campanha aqui. Fico muito feliz com o resultado", declarou Emerson.
Julia Konishi também avança no torneio
Outra brasileira a avançar na rodada foi Julia Konishi, de 22 anos, que venceu um duelo nacional contra a convidada de 18 anos Nicolly Ferreira por 6/2 e 6/0. Sua próxima adversária pode ser outra brasileira, Cecília Costa, que veio do quali, ou a cabeça 3 Jana Kolodynska.
Já a paulista de 14 anos Helena Bueno, que apesar da pouca idade tem 11 pontos no ranking da WTA e ocupa o 1.191º lugar, foi eliminada na estreia pela norte-americana Sabastiani Leon, cabeça 8, por 6/2 e 6/0.
No último jogo da rodada desta terça-feira, a paranaense de 17 anos Maria Mauad tentava marcar sua primeira vitória no tênis profissional, mas foi superada pela argentina de 24 anos Martina Taborda, cabeça 2 do torneio e 545ª do ranking, por duplo 6/2. Taborda enfrenta a vencedora do confronto entre as brasileiras Sofia Perovani e Luana Plaza Araújo.
Maria Mauad é filha do ex-jogador de futebol Alex de Souza, com passagem por Cruzeiro, Palmeiras e Seleção Brasileira e que hoje atua como treinador na categoria sub-20 do São Paulo.
Ver essa foto no Instagram
Primeira rodada continua nesta quarta-feira
A rodada de estreia do torneio em Piracicaba continua nesta quarta-feira, com destaque para o duelo nacional entre a cabeça 1 Thaísa Pedretti e a convidada de 15 anos Olivia Carneiro. Ao todo, nove brasileiras estarão em quadra nas partidas de simples.
Quadra Central - 10h
Brittany Collens (EUA) vs. Ana Candiotto (BRA)
[1]Thaisa Pedretti (BRA) vs. Olivia Carneiro (BRA)
Nikola Daubnerova (ESL) vs. Aline Midori da Silva (BRA)
Não antes de 18h30
Cecilia Costa (BRA) vs. [3]Jana Kolodynska
Quadra 4 - 10h
Jade Bornay (FRA) vs. [5]Fernanda Astete (CHI)
Sofia Perovani (BRA) vs. Luana Plaza Araújo (BRA)
Quadra 5 - 10h
Marie Mettraux (SUI) vs. [6]Romina Ccuno (PER)
Ana Filipa Santos (POR) vs. Catarina Melleiro (BRA)
Luciana Blatter (ARG) vs. Chiara Girelli (ITA)
Quadra 6 - 10h
[7]Fernanda Labrana (CHI) vs. Sol Faga (ARG)
Bianca Gonçalves Lampert (BRA) vs. Natalia Alves de Lima (BRA)