Madri (Espanha) - Depois de uma firme vitória na estreia no qualificatório para o WTA 1000 de Madri, a paulista Beatriz Haddad Maia não conseguiu a vaga na chave principal, perdendo na para a francesa Oceane Dodin de virada última rodada, com parciais de 3/6, 7/6 (7-5) e 6/2, em 2h44 de confronto.
Atual número 65 do mundo e décima mais bem cotada no classificatório, Bia foi firme com o saque em todo o primeiro set, não enfrentando um break-point sequer contra. Do outro lado, Dodin também foi bem com os serviços, mas teve um game mal jogado no oitavo, cedeu uma oportunidade para a paulista, que aproveitou.
Bia começou a segunda parcial com cinco break-points a seu favor logo no primeiro game, mas não aproveitou a chance. Ainda assim, ela teve uma quebra de frente em outras duas oportunidades, primeiro sacando e 3/2 e depois em 4/3, mas em ambas Dodin devolveu o break logo na sequência.
Sem novas chances para qualquer um dos lados, a definição foi para o tiebreak, no qual Bia mais uma vez chegou a ter mini-break de vantagem em duas oportunidades diferentes. Só que novamente a brasileira não capitalizou e depois de abrir 3-2 venceu apenas um dos cinco pontos seguintes e perdeu o desempate.
O desempenho de Bia com o saque despencou, principalmente com o primeiro serviço, cujo aproveitamento caiu de 76% no primeiro, para 70% e depois 50% no terceiro. Largando com duas quebras seguidas, a brasileira perdeu os quatro primeiros games e depois não teve mais como reagir.