Genebra (Suíça) - Pelo segundo ano seguido, Casper Ruud conquistou o título do ATP 250 de Genebra. O número 8 do mundo venceu uma final bastante equilbrada contra o português João Sousa, 79º do ranking, com parciais de 7/6 (7-3), 4/6 e 7/6 (7-1) em 3h01 de partida. Aos 23 anos, o norueguês chega ao oitavo título de ATP, sendo o sétimo no saibro, sua superfície favorita.
"Foi uma das partidas mais loucas que já joguei", disse Ruud em sua entrevista na quadra. "Foram muitos altos e baixos. O Sousa estava perto de ganhar e de repente tudo muda, mas assim é o tênis. É sempre difícil para o jogador que não está ganhando".
An 8th ATP title 🙌@CasperRuud98 makes it 6 titles in his last 7 clay ATP 250 tournaments!#GonetGenevaOpen pic.twitter.com/kDMFDp0uBR
— Tennis TV (@TennisTV) May 21, 2022
Ruud ainda não havia perdido sets nas primeiras rodadas do ATP de Genebra, tendo passado por Benoit Paire, Thanasi Kokkinakis e Reilly Opelka nas fases iniciais. Ele disputou sua 11ª final na carreira e a terceira na temporada. Em 2022, Ruud já havia sido campeão do ATP de Buenos Aires e ficado com o vice no Masters 1000 de Miami.
Vice-campeão do torneio, João Sousa segue com quatro títulos de ATP, agora com 12 finais disputadas. O português de 33 anos já havia ficado com o vice em Genebra uma vez, em 2015, ano em que perdeu a final para o brasileiro Thomaz Bellucci. Na atual temporada, ele já venceu o ATP 250 de Pune, na Índia, em quadras duras.
Lifting trophies is what he does 😍@CasperRuud98 #GonetGenevaOpen pic.twitter.com/CDGYLksVup
— Tennis TV (@TennisTV) May 21, 2022
O primeiro set teve uma quebra para cada lado, com quatro break-points para Ruud e cinco para Sousa. O norueguês chegou a liderar por 5/3, mas perdeu três set-points. Ainda assim, venceu a parcial no tiebreak. Sousa marcou a única quebra de todo o segundo set e escapou de um break-point já na reta final da parcial.
O português também foi o primeiro a quebrar no set decisivo e abriu 5/3 no placar sem ter enfrentado nenhum break-point na parcial. Mas Ruud devolveu a quebra justamente quando o rival sacava para o jogo. O noruguês ainda teria dois match-points quando já liderava por 6/5, Sousa reagiu e forçou o tiebreak, mas Ruud dominou o game-desempate para chegar à vitória.