Sobral (CE) – O Projeto Massificação Maria Esther Bueno, do Rede Tênis Brasil, que desde 2014 já apresentou o tênis para mais de 50 mil estudantes de escolas públicas do país, entre 6 e 12 anos, e que hoje atua nas cinco regiões do país, chega a Sobral, no Ceará, ampliando sua área de atuação para 11 estados – mais o Distrito Federal – e 29 cidades.
Localizada a 230 km da capital Fortaleza, Sobral é referência nacional em educação infantil. Em 2000, o município enfrentava um problema de analfabetismo na rede pública de ensino, onde mais de 40% das crianças com oito anos terminavam a segunda série sem saber ler. Diante disso, a administração municipal apostou em um plano de gestão educacional, com foco na erradicação do analfabetismo, na diminuição da evasão escolar, na valorização do professor e no processo seletivo dos diretores das escolas baseado na meritocracia.
O desafio foi superado e as metas alcançadas. Pela quarta vez consecutiva, Sobral conquistou o 1º lugar no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira - IOEB 2021, com nota 6,7, superando as médias estadual (5,5) e nacional (5,0) no IOEB, que analisa as oportunidades oferecidas para crianças e jovens desde a Educação Infantil ao Ensino Médio de todas as redes educacionais do município.
Complementando o trabalho educacional já realizado com êxito na cidade, o Projeto Massificação Maria Esther Bueno, em parceria com a Prefeitura de Sobral, através das secretarias da Educação e da Juventude, Esporte e Lazer, vem agregar o esporte à educação e oferecerá aulas gratuitas de tênis nas 73 escolas municipais a partir dos próximos meses.
“O objetivo é preparar os professores da rede municipal para que eles possam treinar nossos estudantes nas aulas de tênis que iremos ofertar. Nós estamos muito felizes com essa parceria e eu tenho certeza que esse projeto irá ajudar a formar futuros atletas de alto rendimento”, pontua o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.
O secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Eugênio Parceli, explica que esta é mais uma modalidade à disposição dos sobralenses. “Muitos consideram o tênis um esporte elitista, mas, é nosso dever, como poder público, possibilitar que todos tenham acesso. Quem sabe, desses espaços esportivos possam sair grandes representantes de Sobral nas modalidades”, comemora.
Marcelo Motta, coordenador do Massificação Maria Esther Bueno, esteve em Sobral, na segunda e terça-feira (6 e 7), para capacitar cerca de 70 professores e técnicos. O encontro contou com aulas teóricas e práticas, além de uma atividade experimental.
“A parceria que estamos concretizando a partir de agora entre o Projeto de Massificação Maria Esther Bueno do Rede Tênis Brasil e a Prefeitura de Sobral é emblemática para nós. Sobral é referência mundial na qualidade da educação pública e nós sempre acreditamos no binômio educação e esporte para uma formação completa das crianças. Ao juntarmos os valores que o esporte traz, como disciplina, foco e resiliência, com os benefícios de uma educação em sala de aula de qualidade superior estamos convictos de que através desta iniciativa estamos construindo algo externamente relevante”, destaca Motta.