Newport (EUA) - O mineiro Marcelo Melo e o sul-africank Raven Klaasen fizeram mais uma vez valer a condição de cabeças de chave 1 no ATP 250 de Newport e se classificaram para a final do torneio. A vitória deste sábado não veio tão fácil como as duas anteriores, ambas em sets diretos, precisando agora buscar a virada contra os tenistas da casa Robert Galloway e Alex Lawson.
Depois de perder o primeiro set, a dupla de Melo com Klaasen se recuperou e venceu no match-tiebreak, salvando um match-point antes de fechar o jogo com o placar final de 4/6, 6/3 e 11-9. Esta será a terceira final do mineiro na temporada. Os adversários na final na grama de Newport serão os norte-americanos William Blumberg e Steve Johnson, cabeças de chave número 4.
"Realmente um jogo muito duro hoje. Acho que a chave foi mantermos a calma, mesmo não tendo começado muito bem, e termos aproveitado a primeira oportunidade no segundo set de passar à frente e depois jogar o nosso melhor no match-tiebreak. Acreditamos até o final e conseguimos sair com a vitória, usando toda a nossa experiência. Agora é tentar jogar melhor amanhã (domingo) para conseguir esse título aqui", explicou Melo.
Nas outras duas finais que disputou, com outros dois parceiros diferentes, o mineiro acabou levando a pior em ambas. Logo no começo do ano, ao lado do croata Ivan Dodig, ele ficou com o vice no ATP 250 de Adelaide 1. Na temporada de saibro, junto com o argentino Maximo Gonzalez, veio o vice no ATP 250 de Lyon.
Ex-número 1 do mundo, Melo atualmente é apenas o 44º no ranking individual de duplas na ATP e não conquista um título desde Viena em 2020. Será a 68ª final de sua carreira, tendo vencido 35 delas e perdido outras 32.
O jogo foi bastante parelho e definido em poucos pontos. No primeiro set, um break-point solitário aproveitado pela dupla da casa a fez largar na frente. No segundo, Melo e Klaasen salvaram um break logo no primeiro game e no quarto aproveitaram a terceira chance que tiveram para quebrar os rivais e empatar o jogo.
A decisão foi para um apertado match-tiebreak, no qual o mineiro e o sul-africano estiveram atrás em duas oportunidades distintas, a última delas quando Galloway e Lawson abriram 8-7 e dois saques, quando Melo e Klaasen devolverem o último mini-break, salvaram um match-point com o saque e em logo depois selaram a virada.