Newport (EUA) - Cabeças de chave número 1 no ATP 250 de Newport, o mineiro Marcelo Melo e o sul-africano Raven Klaasen não fizeram valer o favoritismo na final e acabaram superados pelos tenistas da casa William Blumberg e Steve Johnson, quartos pré-classificados, que levaram a melhor em sets diretos, triunfando com parciais de 6/4 e 7/5.
Esta foi a terceira final da temporada para Melo, que mais uma vez acabou ficando com o vice e viu o jejum de títulos aumentar. Sua última conquista aconteceu no final da temporada de 2020, quando levantou a taça em Viena. A final deste domingo foi a 68ª da carreira, com 35 vitórias e 33 derrotas.
Ex-número 1 do mundo, Melo atualmente é apenas o 44º no ranking individual de duplas e com a conquista irá recuperar duas posições. O vice-campeonato na grama de Newport renderá uma premiação de US$ 16.820 para dividir com Klaasen.
A partida foi equilibrada, com os dois sets sendo definidos em uma quebra apenas. Contudo, Melo e Klaasen foram muito mais ameaçados com o saque do que os rivais, terminando com 62% de aproveitamento contra 75%. Eles perderam os quatro break-points que tiveram a favor e enfrentaram 14 contra, conseguindo salvar 12 deles.
No primeiro set, o mineiro e o sul-africano foram ameaçados no quinto, sétimo e nono games, só levando a quebra no último deles. A história seguiu a mesma na segunda parcial, com breaks salvos no terceiro e nono games, mas com a quebra para os norte-americanos pintando no 11º e penúltimo.