Varsóvia (Polônia) - Líder do ranking mundial, Iga Swiatek está de volta ao circuito nesta semana. A polonesa joga em casa e será a principal atração do WTA 250 de Varsóvia, em quadras de saibro. A estreia da número 1 será contra outra anfitriã, a 84ª do ranking Magdalena Frech, em confronto inédito no circuito.
Swiatek venceu seis torneios seguidos na temporada, com evidente destaque para seu segundo troféu de Roland Garros. A jovem jogadora de 21 anos também foi campeã nos WTA 1000 de Doha, Indian Wells, Miami e Roma, além do WTA 500 de Stuttgart. Ela ficou invicta por 37 jogos, antes de cair na terceira rodada de Wimbledon, há três semanas, superada pela francesa Alizé Cornet.
+ Veja como ficou a chave do WTA 250 de Varsóvia
+ Pigossi salva 7 set-points e avança no quali de Varsóvia
Caso confirme o favoritismo na estreia, Swiatek enfrentará uma jogadora vinda do quali. Duas tenistas da fase prévia vão duelar na primeira rodada da chave principal. O quadrante ainda conta com a francesa Caroline Garcia, cabeça 5, que estreia contra a japonesa Misaki Doi. A italiana Elisabetta Cocciaretto e a convidada local Martyna Kubka seriam possíveis rivais da francesa nas oitavas.
Ainda na parte de cima da chave, a espanhola Sara Sorribes é a terceira favorira e 41ª do ranking, que estreia contra a montenegrina Danka Kovinic. Ela pode enfrentar a francesa Clara Burel ou a eslovaca Anna Karolina Schmiedlova. Em seu quadrante também está a húngara Anna Bondar, sexta favorita, que encara a francesa Kristina Mladenovic. O setor ainda tem a italiana Jasmine Paolini e a suíça Viktorija Golubic.
Putintseva sente lesão e se retira do torneio
Main draw in Warsaw (WTA 250), Where Iga Swiatek is the top seed.
— WTA Insider (@WTA_insider) July 23, 2022
No.2 seed Yulia Putintseva withdrew after the draw due to left wrist injury. pic.twitter.com/wxJ9Llgdjx
Com a desistência cazaque Yulia Putintseva, que seria a segunda cabeça de chave, por lesão no punho esquerdo, a russa Varvara Gracheva foi movida para sua posição na chave e estreia contra a belga Maryna Zanevska. A vencedora pode enfrentar a argentina Nadia Podoroska. Quem chegar às quartas pode cruzar o caminho da espanhola Nuria Parrizas Diaz, que enfrenta a romena Ana Bogdan e pode enfrentar a tcheca Katerina Siniakova nas oitavas.
A romena Irina Begu é a quarta cabeça de chave e estreia contra uma tenista vinda do qualificatório. Se vencer, ela pode enfrentar a holandesa Arantxa Rus ou outra jogadora do quali. Campeã em Lausanne na semana passada, a croata Petra Martic é cabeça 8 e estreia contra a polonesa Weronika Falkowska. Se vencer, pode enfrentar outra jogadora da casa, a jovem de 20 anos Maja Chwalinska, que estreia contra uma rival do quali.