San Benedetto (Itália) - O complemento da rodada pelo challenger italiano de San Benedetto, em quadras de saibro, foi de resultados positivos para dois nomes da nova geração brasileira. O paulista Matheus Pucinelli e o catarinense Pedro Boscardin venceram seus jogos e garantiram suas vagas nas oitavas de final.
Oitavo cabeça de chave, Pucinelli superou o português João Domingues por 7/5 e 6/3. O paulista de 21 anos está com o melhor ranking da carreira, no 213º lugar. Ele marcou sua 12ª vitória em nível challenger na temporada e enfrenta o italiano Raul Brancaccio, 284º colocado.
Durante o set inicial, Pucinelli colocou pressão constante sobre o saque do adversário, criando ao todo 11 break-points. O paulista começou perdendo por 2/0, mas reagiu e venceu três games seguidos. Ele permitiu o empate e perdeu cinco break-points no sétimo game, mas voltaria a quebrar na reta final do set. Já na segunda parcial, ele conseguiu duas quebras e só perdeu cinco pontos no saque.
Já Boscardin precisou de três sets e 2h33 para vencer o bósnio Nerman Fatic por 6/4, 3/6 e 6/3. Vindo do quali em San Benedetto, o jovem catarinense de 19 anos e 326º do ranking também está com a melhor marca da carreira. Ele enfrenta nas oitavas o argentino Andrea Collarini, 197º colocado, algoz de Thiago Wild no início da rodada.
O set inicial teve apenas uma quebra, conquistada por Boscardin no quinto game da partida. Logo na sequência, ele escapou dos dois únicos break-points que enfrentou em todo o set. Os sacadores prevaleciam no segundo set, em que cada jogador só perdeu cinco pontos em seu serviço. Fatic só teve um break-point e o aproveitou protamente.
Já na parcial decisiva, Boscardin disparou três aces, mas começou a disputa enfrentando games longos no saque. O bósnio aproveitou sua terceira chance de quebra e fez 3/2, mas depois Boscardin fez dois bons games de serviço e também obteve duas novas quebras, vencendo quatro games seguidos.
As vitórias na estreia rendem sete pontos na ATP para os dois brasileiros, com possibilidade de 16 pontos caso eles cheguem às quartas de final.