San Benedetto (Itália) - O jovem catarinense Pedro Boscardin garantiu nesta quinta-feira um lugar nas quartas de final no challenger de San Benedetto. Ele contou com a desistência do argentino Andrea Collarini, cabeça de chave número 5, logo após o fim do segundo set, quando o placar apontava empate de 4/6 e 7/6 (7-3).
Algoz do paranaense Thiago Wild na estreia e cabeça de chave número 5, Collarini largou atrás e perdeu os três primeiros games, mas depois se recuperou e venceu o primeiro set faturando seis dos sete games seguintes. A segunda parcial foi ainda mais movimentada, com oito break-points e três quebras para cada lado.
Boscardin chegou a ter um set-point no décimo game, depois no 12º encarou três match-points contra e se salvou, levando a definição para o tiebreak, em que foi superior e assim empatou o jogo. Logo em seguida, Collarini resolveu abandonar a partida e deixou a vaga nas quartas para o catarinense de apenas 19 anos.
Vindo do qualificatório, Boscardin vai estrear no top 300 com a campanha desta semana. Ele está subindo provisoriamente para o 296º lugar e pode ir mais longe se continuar vencendo. Seu próximo rival será o vencedor da partida entre os italianos Francesco Passaro, terceiro favorito, e Andrea Vavassori.
Com mais um triunfo no saibro italiano, indo para as semifinais, o jovem catarinense deverá alcançar algo por volta a 275ª colocação. Na melhor das hipóteses, caso consiga conquistar o título em San Benedetto, ele alcançará a 226ª posição. Boscardin ainda joga mais tarde nas duplas. Ele e o português João Domingues encaram o jamaicano Dustin Brown e o italiano Andrea Vavassori.