Notícias | Dia a dia
'Ainda vou ter mais chances neste ano', diz Swiatek
29/07/2022 às 21h06

Swiatek sofreu apenas sua quinta derrota em 53 jogos disputados na temporada

Foto: BNP Paribas Poland Open

Varsóvia (Polônia) - Principal favorita no WTA 250 de Varsóvia, Iga Swiatek se despediu nesta sexta-feira do torneio disputado em seu país natal. Superada nas quartas de final pela francesa Caroline Garcia em três sets, a número 1 do mundo reconheceu a superioridade de sua adversária. Além disso, a polonesa agradeceu pelo apoio recebido ao longo de toda a semana e está ciente de que terá novas chances de alegrar os seus fãs.

"Mesmo depois da derrota eu recebi muito apoio aqui. Eu esperava jogar mais partidas aqui, mas isso acontece no esporte. Espero que as pessoas entendam que eu ainda vou ter mais chances neste ano", disse Swiatek, após a derrota por 6/1, 1/6 e 6/4 para Garcia, em 2h17 de partida nesta sexta-feira em Varsóvia. A tenista da casa havia vencido todos os 18 jogos anteriores que fez no saibro em 2022, com títulos em Stuttgart, Roma e Roland Garros.

"Acho que Caroline fez um jogo muito mais sólido hoje e estava me pressionando. Ela me fez ter muito pouco tempo, principalmente na quadra de saibro", acrescentou a líder do ranking. Garcia, que teve ótimo desempenho nas devoluções, especialmente no segundo saque, conseguiu cinco quebras de saque na partida e liderou a contagem de winners por 38 a 20, cometendo 22 erros contra 12 da polonesa.

Swiatek agora segue em sua preparação para o US Open. Em sua temporada, já conquistou seis títulos, venceu 48 jogos e perdeu apenas cinco. Ela jogará os WTA 1000 de Toronto e Cincinnati antes de lutar por uma conquista inédita em Nova York. O último Grand Slam da temporada começa em 29 de agosto.

Garcia celebra a maior vitória da carreira
Por outro lado, Caroline Garcia comemorou sua 15ª vitória sobre uma top 10, mas a primeira diante de uma número 1 do mundo. A experiente francesa de 28 anos já chegou a ocupar o quarto lugar do ranking em 2018 e atualmente está na 45ª posição. Ela tem oito títulos no circuito da WTA, o mais recente conquistado em junho deste ano, na grama de Bad Homburg, e tenta alcançar sua 12ª final.

"Foi um jogo muito importante e tentei estar pronto para isso. Comecei muito forte, colocando muita pressão nela. Mas assim que a minha intensidade ficou um pouco mais baixa, ela voltou muito forte, e é isso que acontece contra uma jogadora de ponta", avalia a francesa. "Permaneci positiva, continuei acreditando no meu jogo e na maneira como queria joga. E no terceiro set foi joguei um tênis muito bom".

Garcia enfrenta neste sábado a italiana Jasmine Paolini, 58ª do ranking, por volta das 7h (de Brasília). A francesa venceu os dois duelos anteriores contra Paolini, o mais recente há duas semanas em Lausanne. A primeira semifinal será às 5h entre a romena Ana Bogdan e a lucky-loser ucraniana Kateryna Baindl.

Comentários