Toronto (Canadá) - A preparação de Iga Swiatek para o US Open começou com uma tranquila vitória na estreia do WTA 1000 de Toronto. A número 1 do mundo precisou de apenas 1h04 para vencer a australiana Ajla Tomljanovic, 72ª do ranking, por 6/1 e 6/2 para garantir seu lugar nas oitavas de final.
Esta foi a 49ª vitória de Swiatek na temporada. A polonesa de 21 anos já venceu seis torneios em 2022 com destaque para Roland Garros. Atuando no piso duro, já venceu três WTA 1000, em Doha, Indian Wells e Miami. Seu torneio mais recente foi o WTA 250 de Varsóvia, no saibro, onde caiu nas quartas. Ela tem apenas cinco derrotas no ano.
"Estou muito feliz que eu pude jogar da maneira como eu gostaria. Estreias nunca são fáceis, mas sinto que encontrei meu ritmo e foi uma partida bastante sólida", disse Swiatek na entrevista após a partida. "Sinto que sempre há muito o que melhorar. E estou muito feliz por ter conseguido acertar alguns voleios em que joguei, porque não é muito frequente. Não quero falar sobre os detalhes, mas estamos trabalhando em muitas coisas e vou tentar mostrar isso na quadra durante esta série de torneios até o US Open".
A próxima adversária de Swiatek no Canadá virá da partida entre a brasileira Beatriz Haddad Maia, 24ª do ranking, e a canadense Leylah Fernandez, número 13 do mundo, que se enfrentam ainda nesta quarta-feira. Ambas as possíveis adversárias da polonesa são canhotas. A número 1 do mundo ainda não enfrentou Bia no circuito e já venceu Fernandez neste ano em Adelaide.
Back to winning ways 🙌
— wta (@WTA) August 10, 2022
🇵🇱 @iga_swiatek gets the better of Tomljanovic to advance to the last 16 in Toronto.#NBO22 pic.twitter.com/nm7L83zdw0
O primeiro set foi de amplo domínio para Swiatek, que não correu riscos em seus games de serviço. Ela conseguiu duas quebras, não enfrentou break-points e cedeu apenas seis pontos em seu saque. A polonesa abriu 5/0 no placar antes que Tomljanovic pudesse confirmar o serviço pela primeira vez no jogo.
Apesar de a segunda parcial ter começado com games mais longos e uma sequência de cinco quebras de serviço, Swiatek retomou o controle da partida. Após o empate por 2/2, a número 1 do mundo voltou a quebrar na sequência e foi muito mais firme nos ralis de fundo para vencer os últimos quatro games da partida e definir a disputa em sets diretos.
Durante a rápida partida desta quarta-feira, Swiatek fez 16 winners contra apenas dois de Tomljanovic. A polonesa cometeu 11 erros não-forçados, quatro a menos que sua adversária. O jogo teve oito quebras de serviço, sendo seis a favor da número 1 do mundo.