Toronto (Canadá) - O encontro entre Coco Gauff e Elena Rybakina pela segunda rodada do WTA 1000 de Toronto foi marcado pelo equilíbrio. Elas estiveram em quadra por 2h49 e só definiram a disputa no tiebreak do terceiro set. Número 11 do mundo, Gauff venceu a partida com parciais de 6/4, 6/7 (6-8) e 7/6 (7-3).
A vitória poderia ter sido mais tranquila para a jovem norte-americana de 18 anos, que chegou a ter quatro match-points no segundo set. Cada vez mais próxima de debutar no top 10 do ranking mundial, Gauff chega às oitavas de final em Toronto. Ela enfrenta a vencedora entre Aryna Sabalenka e Sara Sorribes.
Já Rybakina, 27ª do ranking e atual campeã de Wimbledon, venceu apenas um jogo desde a conquista de seu primeiro Grand Slam. Como o Grand Slam londrino não valeu pontos no ranking neste ano, a cazaque não foi cabeça de chave em nenhum dos torneios que disputou desde então. Ela caiu diante de Daria Kasatkina, então número 12 do mundo, na estreia em San Jose e já enfrentou Gauff logo cedo no Canadá.
Coco on LOCK 🔐
— wta (@WTA) August 10, 2022
🇺🇸 @CocoGauff toughs out a 2h49m win over Wimbledon champion Rybakina to reach the last 16 in Toronto!#NBO22 pic.twitter.com/2AiHw85I60
O primeiro set teve apenas uma quebra, conquistada por Gauff no sétimo game. Pouco antes, ela havia escapado dos dois break-points que enfrentou na parcial. As sacadoras continuavam muito bem na parcial seguinte e foram até o tiebreak sem quebras ou break-points.
Durante o tiebreak do segundo set, Gauff chegou a ter quatro match-points: Rybakina salvou o primeiro com winner de devolução, contou com erro de backhand da norte-americana para salvar o segundo, escapou do terceiro combinando saque e primeira bola, e por último forçou um erro de forehand de Gauff para novamente igualar a disputa. A cazaque conseguiu vencer o set no tiebrerak. Ela fez 13 a 9 nos winners e cometeu 16 erros contra 21 da rival.
Já o terceiro set teve três quebras para cada lado, sendo que em todos Gauff teve o serviço quebrado com duplas faltas. Ela cometeu sete na parcial decisiva e terminou a partida com 13 no total. A jovem norte-americana chegou a liderar o último set por 5/3, cedeu novamente o empate, mas definiu a disputa em um novo tiebreak. Rybakina fez mais winners no jogo, 30 a 23, e também cometeu mais erros, 54 a 52. O equilíbrio da partida foi tanto que Gauff fez só um ponto a mais, 116 a 115.