Cincinnati (EUA) - Pela primeira vez em sua carreira profissional, Rafael Matos disputará um Masters 1000. O duplista gaúcho jogará ao lado do espanhol David Vega Hernandez em Cincinnati e será um dos dois brasileiros na competição, juntando-se ao mineiro Bruno Soares, parceiro do britânico Jamie Murray.
Aos 26 anos, Rafael Matos vive a melhor temporada na carreira. Ele já conquistou quatro torneios da ATP na temporada, três ao lado de Vega, em Marrakech, Mallorca e Bastad. A parceria ainda ficou com o vice-campeonato em Munique. E o gaúcho ainda venceu o ATP de Santiago, formando uma dupla brasileira com Felipe Meligeni. Por tudo isso, além de outros resultados consistentes, aparece atualmente no 33º lugar do ranking dos especialistas em duplas.
A estreia de Matos e Vega será contra o dinamarquês Holger Rune e o grego Stefanos Tsitsipas, que priorizam o circuito de simples e entraram na chave de duplas por convite. Em caso de vitória, eles podem enfrentar os croatas Mate Pavic e Nikola Mektic, cabeças 5 do torneio, ou o polonês Lukasz Kubot e o suíço Stan Wawrinka.
Soares e Murray enfrentam colombianos
Por sua vez, Bruno Soares e o britânico Jamie Murray terão uma estreia contra outra dupla muito experiente e entrosada. Eles enfrentam os colombianos Robert Farah e Juan Sebastian Cabal, cabeças 8 em Cincinnati. Caso vençam, podem encarar o indiano Rohan Bopanna e o holandês Matwe Middelkoop ou o russo Karen Khachanov e o canadense Denis Shapovalov.
Eles estão no mesmo quadrante que o norte-americano Rajeev Ram e o britânico Joe Salisbury, principais cabeças de chave de Cincinnati, que certamente terão estreia duríssima, seja contra os italianos Simone Bolelli e Fabio Fognini ou contra os australianos Nick Kyrgios e Thanasi Kokkinakis.