Cincinnati (EUA) - Durou pouco a campanha da japonesa Naomi Osaka no WTA 1000 de Cincinnati. Ela abriu sua campanha no torneio nesta terça-feira e logo na estreia acabou eliminada, caindo em sets diretos diante da chinesa Shuai Zhang, que marcou parciais de 6/4 e 7/5 para cima da ex-número 1 do mundo em apenas 1h15 de jogo.
O próximo desafio no caminho de Zhang será a russa Ekaterina Alexandrova, que na primeira rodada surpreendeu a canadense Leylah Fernandez, superando a cabeça de chave número 13 em sets diretos. Será a quarta vez que as duas medirão forças no circuito, a russa levou a melhor duas vezes e a chinesa venceu uma.
"Naomi é uma jogadora incrível. Eu não sei se ela não estava se sentindo muito bem hoje. Eu sempre gostei muito de vê-la jogar, mas talvez ela não estivesse no seu melhor dia", disse Zhang na entrevista em quadra. A chinesa é atual campeã de duplas em Cincinanti, conquistando o título ao lado de Samantha Stosur na temporada passada.
"No ano pasasdo eu e a Sam vencemos aqui em Cincinnati nas duplas, mas muita coisa mudou nessas 52 semanas. Mas é sempre bom voltar a jogar aqui. No ano passado, fizemos o último jogo da Quadra Central, e este ano foi o primeiro também nesta quadra".
Embora tenha disparado 10 aces na partida, Osaka colocou apenas 53% dos primeiros serviços em quadra e não teve grande desempenho com o saque, vencendo apenas 57% dos pontos. Do outro lado, Zhang teve um aproveitamento muito melhor e conseguiu faturar 74% dos pontos disputados.
A diferença com o saque fez com que a chinesa não sofresse quebras no primeiro set, levando a melhor graças a um break solitário conquistado logo no primeiro game. Na segunda parcial, Zhang voltou a abrir vantagem no começo, marcando 3/1. Osaka até reagiu e empatou em 5/5, mas logo em seguida perdeu o saque mais uma vez e amargou a eliminação.
Zhang liderou a estatística de winners da partida por 24 a 21 e cometeu apenas 12 erros não-forçados contra 29 de Osaka. A chinesa aproveitou três dos quatro break-points que teve na partida, enquanto a japonesa também criou quatro chances de quebra, mas só conseguiu uma. Este foi o sexto encontro entre as duas jogadoras, agora com três vitórias para cada lado.
Durante a preparação para o US Open, Osaka venceu apenas um jogo, na primeira rodada do WTA 500 de San Jose, há duas semanas, diante da chinesa Qinwen Zheng. Recuperada recentemente de uma lesão no tendão de Aquiles, que prejudicou seu desempenho no saibro e a fez desistir de jogar na grama, a japonesa sentiu outro problema físico na semana passada. Ela se retirou da partida de estreia em Toronto por lesão nas costas. Aos 24 anos, a ex-número 1 do mundo ocupa o 39º lugar do ranking e seu melhor resultado na temporada foi a final de Miami.
After a tough loss at @CincyTennis today, @naomiosaka has her spirits buoyed by the adoring crowd. pic.twitter.com/e3rMcWrRKP
— TennisAtlantic (@TennisAtlantic) August 16, 2022